Publicados recentemente

OS LOTEADORES DE FUTURO

Uma das características da encarniçada globalização neoliberal que continua a preponderar no mundo, foi a progressiva submissão dos governos à lógica dos mercados. No caso português, a entrada na Comunidade Europeia, e depois na Zona Euro, transformou a política numa actividade mecânica, despida da responsabilidade Ler mais …

DISTOPIA, SOLASTALGIA E CATARSE

O nosso tempo não é percorrido por qualquer genuína pulsão utópica. Ainda menos podemos designar este período como pós-utópico. A nossa habitação temporal é distópica. As fantasias marcianas de Elon Musk e de outros industriais da ilusão são mais do mesmo. São variações da utopia Ler mais …

CUIDAR DO MAR

Um Projecto Comunitário para o Barlavento Habitamos tempos de muito ruído. Abunda em informação difusa o que escasseia em sabedoria. Tempos de polimatia. Neles assistimos, demasiadas vezes, a decisões insensatas, portadoras de consequências negativas para o longo prazo, apoiadas na ilusão arrogante de um conhecimento Ler mais …

O Príncipe na Ilha da Páscoa

Quando analisamos as mudanças no sistema partidário seria prudente procurarmos os padrões e não inovações, mais aparentes do que reais. António Costa (AC) é claramente o político luso que nas últimas décadas mais estritamente segue as regras prudenciais expostas por Maquiavel para os governantes que Ler mais …

QUARENTA E NOVE ANOS DEPOIS

Pertenço a uma geração de portugueses para quem o sabor da liberdade e a consciência da crise ambiental se encontram profundamente vinculados. O Dia Mundial do Ambiente, que hoje se comemora pela 49.ª vez, foi criado em plena Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Ler mais …

OUSAR UM NOVO HABITAR DA TERRA

A Galeria Camões, na Embaixada de Portugal em Brasília, inaugurou em 26 de maio 2021, a exposição “Oréades”, dos artistas Gabriela Albergaria e Marcelo Moscheta. A mostra integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e é uma realização da Embaixada Ler mais …