OUTRA VISÃO, OUTRO MUNDO

Não faltam livros sobre temas ecológicos e ambientais. Não sei se algum dia chegaremos a um grau de cegueira geral tão completo em que decidamos ignorar – como aqueles cortejos de gente embriagada que nas pestes medievais decidia troçar da morte inevitável – os problemas cada vez mais graves no modo incompetente como habitamos este milagre astronómico que é o planeta Terra. Mas, por agora, multiplicam-se os estudos e os contributos sobre os problemas do clima, da biodiversidade, da energia, sobre todas as questões que continuamos sem conseguir enfrentar na escala e com as medidas que seriam adequadas.

Nem todos os livros têm idêntico valor. Por isso, merece destaque a obra que trago à consideração dos leitores. Organizada pela conhecida bióloga e professora Maria Amélia Martins-Loução, e pelo, também biólogo e ecólogo, Rúben Oliveira, este livro faz justiça ao seu interessante título: Um Pouco por toda a Parte. A Ecologia no Século XXI. Trata-se de uma obra coletiva, respondendo ao desafio dos organizadores: “A natureza tem de deixar de ser olhada apenas na perspetiva da utilidade e dos benefícios que as sociedades retiram dela sob a forma de recursos e de serviços dos ecossistemas”. No fundo, do que se trata é de repensar os modelos (o “paradigma”, se quisermos recorrer ao tantas vezes maltratado conceito proposto por Thomas S. Kuhn em 1962) de análise sobre as relações entre a sociedade e o seu ambiente. E para o fazer nada mais sensato do que convidar, no total, 33 autores para oferecerem uma leitura plural sobre o arquipélago conceptual da Ecologia a partir das áreas disciplinares em que se tornaram especialistas, num sentido não redutor. Desse modo o livro percorre 25 áreas temáticas, a saber: Agricultura, Ambiente, Antropologia (duas entradas), Arquitetura, Arte, Ciência, Comunicação, Cultura, Design (duas entradas), Direito, Economia, Educação, Energia, Filosofia, Gastronomia, Geografia, História, Literatura, Oceanos, Ordenamento do Território, Política, Saúde, Sociologia, Tecnologia e Urbanismo

O livro, que tem no seu final um interessante Glossário, pode assim ser lido como uma enciclopédia. O autor poderá aceder pelo tema que mais lhe desperte a atenção. As propostas são diversas, nalguns casos mesmo surpreendentes. A tese que percorre este livro e anima os seus autores, como um essencial fio condutor, é a de que o modo como nos relacionamos com os outros habitantes da nossa morada cósmica começa pela visão e pelas representações. As tecnologias, sobretudo as mais destrutivas, são visões do mundo que só podem ser neutralizadas se trabalharmos na raiz onde se produzem as visões do mundo.

Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira (organizadores), Um Pouco por Toda a Parte. A Ecologia no Século XXI, Lisboa, Edições Afrontamento, 2022, 320 pp. PVP: €18,00

Viriato Soromenho-Marques

Publicado no Jornal de Letras de 25 de janeiro de 2023, página 28.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comment
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José M. Sousa

Sobre as visões do mundo, recomendo este livro “The Patterning Instinct” de Jeremy Lent (recensão no link a seguir). O autor procura explicar como a crise ambiental em que vivemos se deve em grande medida aos valores que moldaram a Civilização Ocidental desde os primórdios da Grécia Antiga, e que se tornaram dominantes pelo mundo fora, nomeadamente a separação entre o mundo material e o mundo das ideias, entre o corpo e a mente. Como esta separação conduziu ao desejo da conquista e domínio da natureza. Compara estas referências com as visões desenvolvidas nas Civilizações do Oriente, nomeadamente a Chinesa, onde aquela separação não existe, revelando uma compreensão da complexidade do todo, dos sistemas, de como tudo está ligado. Uma reflexão interessante.

https://www.newscientist.com/article/2131994-a-new-history-of-cultural-big-ideas-looks-to-the-east-for-solace/