Entrevistas

No dia 27 de Janeiro foi lançada mundialmente uma entrevista em formato de podcast dada à jornalista norte-americana Kimberly White da Planetary Press
O jornalista Virgílio Azevedo do Expresso, “adaptou” a entrevista do original inglês para português, poderá ser lida aqui.



“EUA não podem ser uma das duas potências dominantes no planeta sem uma forte agenda ambiental e climática”
Entrevista Rádio Renascença (ver aqui)


Fórum TSF – 01 de Março de 2021
Balanço de um ano marcado pela pandemia: análise de Viriato Soromenho-Marques (directo).


Programa de Fim-de-semana do Programa da Antena 1, O Amor É, de Júlio Machado Vaz, dedicado a comentar a entrevista de Viriato Soromenho-Marques à Rádio Renascença sobre a Pandemia de Covid-19 e o seu impacto cultural em sentido amplo. 

Emitido nos dias 3 de 4 de Abril de 2021 (ouvir)



Curso “Caminhos Cruzados” – Regressar à Terra (1994)
Está disponível a sessão de Viriato Soromenho Marques sobre a obra “Regresso à Terra”, no Curso “Caminhos Cruzados”.
12 de Abril de 2021
Capela do Rato, Lisboa
Ouvir Aqui


Sobre o Discurso de Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações do aniversário do 25 de Abril – 26-4-2021 Forum TSF (ouvir)


Como Viver Juntos? – Viriato Soromenho Marques

UBI, 6 de Maio de 2021
Video da conferência “A Loba de Aldo Leopold e o primado da ética da Terra” proferida por Viriato Soromenho Marques no Colóquio de Ética Animal e Ambiental “Como Viver Juntos?”. Resumo: Uma análise da formação e teses essenciais da ética ambiental em Aldo Leopold, tendo como quadro de referência os grandes problemas da crise ambiental e climática, e a sua especificidade e diferença face a outras propostas de ética animal, que, na minha perspectiva, não comprometem a unidade na acção das diferentes correntes de pensamento ético convocadas pela necessidade de repensar e reorganizar uma habitação da Terra que nos permita, efectivamente, “viver juntos”.


Conferência “O Futuro da Europa”, com o Professor António Covas e o Professor Viriato Soromenho-Marques, realizada a 13 de maio de 2021. Evento de Abertura do Ciclo de Seminários “O Futuro da Europa”, em Estudos Europeus – de maio 2021 a maio 2022 – no âmbito da “Conferência sobre o Futuro da Europa”, iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia. Comissão Organizadora: Teresa Sousa Nunes (FLUL), Alina Esteves (IGOT) e Luís Moreno (IGOT)



12 de Abril 2020 – “O Dia em Que as Portas Abrirem…” Diálogo com João Camargo sobre o que fazer no futuro pós-pandemia. (Ver aqui)

21 de Abril 2020 – Webseminar “Na Encruzilhada de uma nova Habitação da Terra” promovido no âmbito do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, a conferência online tem como orador convidado Viriato Soromenho-Marques, um dos mais conceituados estudiosos na área das questões ambientais e alterações climáticas. (Ver aqui)

4 de Maio 2020 – Ciclo de Conferências on-line Agricultura para lá da COVID19 | Uma Nova Globalização? (Ver aqui)

11 de Maio 2020 – “Que Europa depois da crise?” webinar organizado pelo CIEJD para celebrar o Dia da Europa com a participação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, Maria João Rodrigues, Miguel Poiares Maduro, Alessandra Silveira e Viriato Soromenho-Marques – tendo sido moderado por Regina Quelhas Lima, Diretora do CIEJD. (Ver aqui)

20 de Maio 2020 – Conversas sobre Sustentabilidade Online – “O futuro depois da pandemia” Roundtable conduzida por João Meneses com Clara Raposo, Presidente do ISEG, Jorge Moreira da Silva, Diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE e Viriato Soromenho-Marques. (Ver aqui)

21 de Maio 2020 – O Federalismo europeu é uma ideia antiga, mas pode oferecer as soluções de que a Europa precisa em 2020? Entrevista de Paulo Muacho, no âmbito de uma iniciativa do LIVRE. (Ver aqui)

22 de Maio 2020 – Rádio Renascença + Agência Ecclesia –“Temos de aprender a habitar a terra de outra maneira” – Viriato Soromenho-Marques. (Ver aqui)

25 de Maio 2020 – Entrevista à jornalista Eduarda Maio, na rubrica da RDP-Antena 1, Que Vida é a Nossa, sobre a questão: será que na sociedade pós-pandemia. (Ver aqui)

27 de Abril 2020 – “Qual o papel do Estado na resposta às crises económica e ambiental? “. Participação na sessão “A economia ao serviço das pessoas” da Conferência online Vencer a Crise, organizada pelo Bloco de Esquerda. (Ver aqui)


Em memória de Eduardo Lourenço, partilho um episódio do programa O Princípio da Incerteza (RTP), de 5 de dezembro de 2015, em que o próprio Eduardo Lourenço, em diálogo com Helena Matos, Viriato Soromenho-Marques e Daniel Deusdado, reflete sobre Portugal e a Europa.

RTP Play | O Princípio da Incerteza, 5 de dezembro de 2015:

https://www.rtp.pt/play/p2043/e216475/o-principio-da-incerteza


Entrevista na RTP3 – 1 de Dezembro 2020 – Programa 360 sobre a morte de Eduardo Lourenço
Ver aqui


22 de Agosto de 2020. “A Serra de Santa Bárbara: Proteger a Natureza na Era de todas as Crises”. Apresentação de um livro de fotografia sobre a área protegida de santa Bárbara, na Ilha Terceira, com autoria de Paulo Henrique Silva, e design de Vera Goulart, no âmbito da sessão comemorativa dos 486 anos sobre a elevação de Angra do Heroísmo a cidade, por convite do Professor Álamo de Meneses, presidente do Município angrense. A cerimónia decorreu no Salão Nobre do Município de Angra do Heroísmo, tendo a intervenção sido gravada ia 19 de Agosto de 2020

“A Colaboração à Escala Global – Os desafios da Cooperação e do Ambiente”. Debate com Jorge Moreira da Silva no âmbito da V Conferência Internacional do Forum para a Governação Integrada, subordinada ao tema A Era da Colaboração-Contributos para uma Agenda Transformadora, que decorreu em Lisboa, no Fórum Lisboa, dias 30 e 31 de Janeiro de 2020.

6 de Janeiro de 2020. “Entrevistas 2020: Viriato Soromenho-Marques”. Série de 6 entrevistas com personalidades nacionais, antecipando tendências e acontecimentos prováveis de 2020, concebida e conduzida pelo jornalista João Fernando Ramos. A entrevista de 6’ 24’’ foi integrada no Telejornal da Noite da RTP2.

Ver aqui

18 de Janeiro de 2020. “Telespectadores pedem mais programação sobre as alterações climáticas: (IN) Francisco Ferreira, Viriato Soromenho-Marques, Júlia Seixas”, RTP1, “A Voz do Cidadão”

Ver aqui


Sobre a obra “Depois da queda. A União Europeia entre o reerguer e a fragmentação”, no Curso “O prazer de ler e pensar” – Capela do Rato. (ouvir aqui)

PODCAST – 26 de Outubro de 2019. “Os Industriais do Optimismo”, Podcast Biosfera Farol de Ideias / RTP2 (de 17’ 29’’).
Ouvir aqui:

05 de Novembro de 2019. Entrevista à TSF a propósito de viagens, no âmbito da comemoração dos 25 anos de existência da revista Volta ao Mundo. (ouvir aqui) . Entrevista à revista Volta ao Mundo, por ocasião do seu 25.º Aniversário. (ver aqui)

9 de Agosto de 2020. “A Banalidade do Mal”. Participação como convidado no PODCAST “Convocar a História” apresentado por Fernando Rosas e moderado por Tita Lucas Narra, dedicado ao contexto e impacto contemporâneo da obra de Hannah Arendt, Eichmann em Jerusalém (1963). 

TEDxSetúbal

Como Decidimos sobre o Futuro? / Deciding about the Future | Viriato Soromenho-Marques | TEDxSetúbal


6 de Abril de 2019. Entrevista a Ricardo Alexandre, no programa “Estado do Sítio” da TSF, sobre o livro Depois da Queda. A União Europeia entre o Reerguer e a Fragmentação. Aqui (a partir do min 31.01)

22 de Abril de 2019. “Três Perguntas”, entrevista à revista electrónica “Novos Livros”. Aqui

3 de Maio de 2019. Entrevista ao programa “Prova Oral” de Fernando Alvim, da Antena 3, sobre o livro Depois da Queda. Aqui

16 de Maio de 2019. “Entrevista a Viriato Soromenho-Marques: O Vírus do Nacionalismo atingiu fortemente a Europa”, Ponto SJ -O Portal dos Jesuítas em Portugal, 16 de Maio de 2019. Aqui

Ver mais entrevistas sobre o livro “Depois da Queda” Aqui


Para que os incêndios rurais não sejam esquecidos

Três programas da série,  “O Princípio da Incerteza”, RTP 3, dedicados aos Incêndios Rurais em Portugal. Com a participação de 3 dos maiores especialistas nacionais no tema

24 de Setembro de 2016 – Com o engenheiro, Professor Doutor José Miguel Cardoso Pereira (ver)

29 de Julho de 2017 – Com o botânico, Professor Doutor Jorge Paiva (da Universidade de Coimbra) (ver)

9 de Dezembro de 2017 – Com o engenheiro, Doutor Tiago Oliveira, presidente da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais (ver)

28 06 2017 Regime Florestal de Catástrofe.pdf

05 07 2017 O Tsunami de Fogo.pdf

19 07 2017 Prisioneiros do Presente.pdf

23 08 2017 Um Estado cercado pelo Fogo.pdf

25 10 2017 O Ardente Crepúsculo de Portugal.pdf

25 10 2017 Um país perdido na guerra do fogo.pdf

08 11 2017 Incêndios Florestais e Bondade Natural.pdf

22 11 2017 A Guerra Pelo Futuro.pdf

 

UMA PROPOSTA PORTUGUESA PARA A REFORMA DA EUROZONA E A SUPERAÇÃO DA CRISE EUROPEIA

Ricardo Cabral, Mário Alves, Ricardo Paes Mamede, Sandro Mendonça, João Seixas e Viriato Soromenho-Marques

“Heading South: Rethinking the Eurozone. The Ulysses Study”,
Heinrich-Böll Stiftung European Union, January 16, 2018, 71 pp.

http://eu.boell.org/en/2018/01/16/heading-south-rethinking-eurozone.