página principale-mail

Portugal Na Queda da Europa

 

Portugal na Queda da Europa, Lisboa, Temas & Debates / Círculo de Leitores, 2014, 379 pp.



PORTUGAL NA QUEDA DA EUROPA


«A Europa está em queda, mas ainda não se despedaçou.»

A União Europeia está em queda.
A crise financeira global de 2008 revelou e despertou as fragilidades originais, mas até aí adormecidas, da União Económica e Monetária, transformando o euro no contrário daquilo a que se destinava: um fator de fragmentação e de desigualdade, em vez de uma força de integração e convergência entre os Estados e os cidadãos europeus.

Neste livro analisam-se as raízes da crise europeia, as suas repercussões em Portugal, bem como as tendências futuras, com os seus perigos e oportunidades.
O autor defende que a Europa está atingida por uma espécie de doença autoimune, de que a hegemonia defensiva alemã aparece como mais forte exemplo: a incapacidade de perceber que na Europa interdependente de hoje, o bem-estar de um país não pode ser garantido através da erosão do tecido económico e social dos seus vizinhos. A Europa está em queda, mas ainda não se despedaçou. O tempo urge para evitar que a mistura explosiva entre medo, sofrimento e
arrogância provoque o afastamento entre os cidadãos e o ideal de uma Europa como segunda república comum. Uma inversão deste rumo destruidor passará pela capacidade de nos colocarmos no lugar dos outros, tentando ver a crise do seu ponto de vista, para encontramos soluções de interesse comum. Este livro procura ser um contributo para essa urgente tarefa.

 


Adriano Moreira Apresentação de «Portugal na Queda da Europa 02 06 2014

06 06 2014 VS-M entrevista ao Diário Económico.pdf

15 06 2014 Entrevista VS-M a Paula Henriques, Funchal, DN-Mais.pdf