voltar
voltar
página principale-mail

Conferências e Colóquios

Lectures and Conferences

Área de Filosofia

Área do Ambiente e da Conservação da Natureza

Áreas da Defesa, Estratégia e Pesquisa pela Paz

Área da Imprensa e Comunicação Social

Outros Temas

 

 

Apenas se mencionam as intervenções posteriores à licenciatura (1979) e que tenham tido por base uma comunicação escrita.

 

Áreas da Defesa, Estratégia e Pesquisa pela Paz

1- "Entre a Guerra e a Paz: Para Além do Problema do Desarmamento", 21 de Maio de 1982. Conferência proferida em Lisboa, a convite da Igreja Evangélica Presbiteriana.
2- "Entre a Guerra e a Paz", 30 de Maio de 1983. Conferência proferida no Salão Nobre da CMS Câmara Municipal de Setúbal (CMS), no âmbito da Semana do Ambiente, promovida pelo Projecto Setúbal Verde.
3- "O Risco do Futuro: Problemas da Segurança Europeia", 1 de Março de 1984. Conferência proferida por convite do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas-Delegação de Setúbal.
4- "The Day After: Como Superar a Lógica do Confronto?", 21 de Março de 1984. Comunicação integrada num debate promovido pelo Círculo Cultural de Setúbal.
5- "Paz e Segurança para a Europa: Problemas Estratégicos da Actualidade", 14 de Abril de 1984. Comunicação inaugural da Conferência internacional com o mesmo título, promovida no Hotel Altis, em Lisboa, pelo Projecto Setúbal Verde e pelos Amigos da Terra.
6- "A Crise dos Euromísseis", 19 de Maio de 1984. Conferência proferida em Lorosa, Vila da Feira, por convite da Comissão de Solidariedade Cristã Maranatha.
7- "Brinquedos de Guerra e Educação para a Paz", 1 de Dezembro de 1984. Comunicação proferida no Círculo Cultural de Setúbal, a convite da organização Paz Agora.
8- "A Evolução das Tecnologias Bélicas entre 1914 e 1983", 18 de Março de 1985. Conferência proferida na Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro, no âmbito da Semana Tecnológica.
9- "Europa : o Risco do Futuro", 23 de Abril de 1985. Apresentação do livro com o mesmo título, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
10- "Estratégias da Educação para a Paz", 8 de Maio de 1985. Comunicação apresentada no Salão Nobre da CMS, inserida no seminário A Escola e o Meio, promovido pelo Projecto Setúbal Verde.
11- "Guerra e Política na Europa do século XX", 10 de Maio de 1985. Conferência proferida na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, por convite de docentes do mesmo estabelecimento de ensino.
12- "O Panorama Bélico depois de 1945: Métodos e Doutrinas", 23 de Maio de 1985. Comunicação integrada num seminário promovido pelo CIDAC na Escola Secundária Francisco Arruda, em Lisboa.
13- "Educação para a Paz", 20 de Setembro de 1985. Comunicação apresentada na Casa de Retiros do Bom Pastor, em Lisboa, por convite do Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral (CIDAC).
14- "A Cimeira de Genebra e as Actuais Doutrinas Estratégicas", 22 de Novembro de 1985. Comunicação integrada num seminário promovido pelo CIDAC no ISCTE, em Lisboa.
15- "Explicação e Objectividade no Pensamento Estratégico", 27 de Maio de 1986. Comunicação apresentada na Casa de Cultura das Caldas da Rainha, por convite de um grupo de professores.
16- "Estratégias para a Paz depois de Reykjavik", 14 de Novembro de 1986. Conferência proferida na Associação Académica de Coimbra, a convite do Grupo Ecológico da AAC.
17- "A Paz como Obra Colectiva", 13 de Dezembro de 1986. Comunicação integrada no seminário Ecologia, Desarmamento e Paz, promovido em Lisboa por iniciativa do Centro Ecuménico Reconciliação.
18- "Alianças, Compromissos e Soberania", 14 de Novembro de 1987. Comunicação integrada num seminário internacional sobre temas estratégicos, promovido em Lisboa pelo CIDAC.
19- "Análise Crítica da Política de Defesa Nacional", 5 de Novembro de 1988. Comunicação apresentada em Lagos por convite da II Reunião dos Municípios Ibéricos ZLAN.
20- "Balanço e Perspectivas dos anos 80", 6 de abril de 1990. Conferência proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a convite de um grupo de docentes e alunos da Escola Secundária n 1 da mesma cidade.
21- "Portugal: Perspectivas para uma Reorientação da Política de Defesa Nacional", 1 de Junho de 1990. Comunicação apresentada no Instituto Politécnico da Covilhã, por convite da IV Reunião do Movimento ZLAN.
22- "Política de Defesa e Segurança na Europa", 6 de Dezembro de 1990. Conferência proferida em Oeiras, por convite do Instituto Nacional de Administração (INA).
23- "A Comunidade Europeia e os Problemas Estratégicos do Pós-Guerra Fria", 2 de Abril de 1991. Conferência proferida em Oeiras, por convite do INA.
24- "Europa Anos 90: entre a Unidade e a Balcanização", 18 de Janeiro de 1992. Conferência proferida no Pólo Universitário de Setúbal, a convite da Associação Juvenil de Ciência (AJC).
25- "As Implicações Estratégicas da Segunda Guerra Mundial", 22 de Maio de 1992. Conferência proferida na Escola Secundária de Palmela, por convite de docentes da Disciplina de História.
26- "Desenvolvimento e Desarmamento: uma Rede Complexa de Problemas", 30 de Outubro de 1992. Conferência proferida na Junta de Freguesia Baixa da Banheira, no âmbito da Semana do Desarmamento das Nações Unidas.
27- "Entre a Inércia Histórica e os Desafios de Fim de Século", 27 de Maio de 1993. Conferência apresentada no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências Portugal e os Americanos, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa.
28- "CSCE and the Council of Europe: The Role of Pan-European Initiatives", 18 de Novembro de 1993. Relatório do grupo de trabalho com o mesmo título, integrado na Eleventh International Lisbon Conference-The Reemergenge of Extreme Nationalism and Europe, organizada pelo Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (IEEI), com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa.
29- "Os Quatro Desafios da União Europeia", 26 de Maio de 1994. Conferência proferida no Hotel Berna em Lisboa no âmbito do Seminário Um novo Sentido na Construção Europeia, promovido pela Associação para o Ambiente e o Desenvolvimento (ALBA).
30- "O Dia D, Cinquenta Anos Depois. Reflexões em Torno do seu Significado Histórico", 8 de Junho de 1994. Palestra proferida no restaurante "O Beco", em Setúbal, por convite da Associação de Veterinários do Distrito de Setúbal.
31- "As Intervenções Militares e a Problemática da Paz", 31 de Maio de 1995. Comunicação proferida na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no âmbito do Seminário A Política de Defesa Portuguesa e os Conflitos Regionais, por convite do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
32-"Democracia e Direitos Humanos nas Relações Externas da União Europeia", 23 de Janeiro de 1998. Comunicação apresentada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito do Colóquio O Tratado de Amsterdão. Democracia, Direitos Humanos e Cidadania, por convite do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
33-"A Cidadania Europeia num Contexto de Globalização", 7 de Maio de 1998. Conferência apresentada no Auditório Municipal de Esposende, no âmbito do Seminário A Educação e a Cidadania Europeia, por convite do Centro de Formação Contínua de Professores do Concelho de Esposende.
34-"Perspectivas para o Trabalho numa Era de Globalização", 4 de Julho de 1998. Conferência proferida na Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, no âmbito dos V Cursos Internacionais de Verão, por convite da Câmara Municipal de Cascais.
35-"Images of Europe in the United States Foreign Policy: A Critical Overview of the Crucial Alliance to a Sustainable Cooperation in the Atlantic Area", 1 de Setembro de 1998. Conferência proferida na Torre do Tombo, em Lisboa, no âmbito do International Geographic Union Regional Congress, por convite da Comissão Organizadora.
36-"Globalização das Economias, Construção Europeia e Desenvolvimento Local", 26 de Junho de 1999. Intervenção de introdução à conferência com o mesmo título realizada, no Instituto Politécnico de Setúbal, por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal e que contou como oradores as seguintes personalidades: Vítor Constâncio, António Almeida serra e Jorge Braga de Macedo.
37-"A Europa depois do Kosovo", 13 de Novembro de 1999. Comunicação apresentada no âmbito dos VI Encontros Internacionais de Sintra, por convite da SEDES e da Fundação Europeia de Cultura.
38-“O Diagnóstico da Europa”, 23 de Novembro de 2001. Conferência apresentada no Novotel, Setúbal, no encerramento das VIII Jornadas de medicina Interna do Hospital de São Bernardo, por convite da comissão organizadora.
39-“Os EUA, a Europa e o Futuro da Ordem Internacional”, 4 de Dezembro de 2001. Comunicação apresentada no Instituto Superior de Ciências Sociais, Lisboa, no âmbito do Seminário Juventude e Defesa, promovido pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
40-“Crise do Ambiente e Segurança: Um novo Olhar sobre o Panorama Estratégico Global”, 16 de Abril de 2002. Conferência proferida no Campo Militar de Santa Margarida, por convite do seu comandante, Major-General Mário de Oliveira Cardoso.
41-“The United States and the European Union: Beyond Power and Weakness”, 12 de Novembro de 2002. Conferência proferida na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da XX International Lisbon Conference, por convite do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
42-“O Tratado Constitucional e o Futuro da União Europeia”, 12 de Fevereiro de 2004. Conferência proferida no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, no âmbito de uma iniciativa do Programa Formação ao Longo da Vida. Participaram também nesta iniciativa Guilherme de Oliveira Martins e Adriano Moreira.
43-“O Futuro da Europa em Questão. O que está em Causa no Projecto de Tratado Constitucional?”, 2 de Março de 2004. Conferência proferida no Teatro Faialense, na cidade da Horta, no âmbito dos XI Encontros Filosóficos.
44-“A Água como Factor Estratégico”, 11 de Março de 2004. Moderação do Colóquio com o mesmo título, que decorreu nas instalações do Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, com a intervenção de F. Duarte Santos, Francisco Nunes Correia, Pedro Serra e João Domingues.
45-“A Alemanha e o Futuro da Europa: Interrogações e Promessas”, 15 de Março de 2004. Intervenção no Colóquio O Colorido da Diferença. As Culturas Alemãs Hoje, realizado na Universidade Católica da Universidade de Lisboa, com organização da Área Científica de Línguas e Literaturas.
46-“Educação para a Paz”, 22 de Junho de 2004. Conferência proferida em Lisboa, no Instituto de Defesa Nacional no âmbito do Colóquio Cidadania, Direitos Humanos e Colectividade, por convite da sua Direcção.
47-“O Futuro das Relações entre a União Europeia e os Estados Unidos”, 14 de Outubro de 2005. Comunicação apresentada no Goethe Institut, em Lisboa, no âmbito do painel “Diverging geo-strategic interests and policies in the new world order?”, no quadro da Conferência Internacional Relations between Europe and the USA. What do we have in common? What separate us?.
48-“Compreender o Controlo das Polícias”, 10 de Novembro de 2005. Comentário e moderação do painel com o mesmo título realizado no Anfiteatro 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Conferência Internacional Direitos Humanos e Comportamento Policial, promovida pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI).

 


Área da Imprensa e Comunicação Social

Todas estas comunicações se inserem em iniciativas levadas a cabo pelo Conselho de Imprensa.
1- "Fundamentação e Caracterização da Campanha Ler Jornais é Saber Mais", 24 de Novembro de 1986. Comunicação inaugural da referida campanha promovida pelo Conselho de Imprensa, apresentada na Reitoria da Universidade de lisboa.
2- "Experiências Didáctico-Pedagógicas com a Imprensa" , 25 de Novembro de 1986. Comunicação integrada num seminário para docentes na Escola Secundária de São Julião, em Setúbal.
3- "A Dimensão Educativa da Imprensa", 28 de Novembro de 1986. Comunicação inserida num seminário para professores na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra.
4- "Escola, Imprensa e Opinião Pública", 3 de Dezembro de 1986. Comunicação apresentada no âmbito de um seminário para professores, no Auditório da Escola de Enfermagem, em Ponta Delgada.
5- "A Liberdade de Imprensa em Portugal: Perspectiva Histórico-Crítica", 5 de Dezembro de 1986. Comunicação apresentada no âmbito de um seminário para professores, no Clube Amor da Pátria, na cidade da Horta.
6- "Opinião Pública, Estado e Imprensa", 9 de Dezembro de 1986. Comunicação inserida no âmbito de um seminário para professores, no Palácio dos Capitães Generais, na cidade de Angra do Heroísmo.
7- "A Opinião Pública e a Dupla Crise da Imprensa e da Escola", 11 de Dezembro de 1986. Comunicação apresentada no âmbito de um seminário para professores, no Auditório dos CTT, na cidade do Funchal.
8- "Balanço e Perspectivas de uma Campanha", 15 de Dezembro de 1986. Comunicação de encerramento da primeira fase da campanha Ler Jornais é Saber Mais, no âmbito de uma conferência realizada em instalações da Assembleia da República, e que contou com a presidência do Presidente desse órgão de soberania.
9- "Imprensa e Ciência numa Perspectiva de Interacção", 27 de Janeiro de 1987. Comunicação apresentada, por convite de docentes universitários, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
10- "Educação e Meios de Comunicação Social", 2 de Junho de 1989. Comunicação apresentada no âmbito das Comemorações do XIV Aniversário do Conselho de Imprensa, realizadas no Porto.

 

Outros Temas

1- "As Rotas do Amor", 18 de Março de 1982. Comunicação apresentada no Colóquio Barthes, promovido pelo Instituto de Cultura Francesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2- "Uma Cosmogonia Subtil", 20 de Junho de 1984. Conferência de apresentação do Livro Em Sombra Acesa, de Ana Mafalda Leite, realizada nas instalações da Comuna, em Lisboa.
3- "Terral: uma Lírica dos Elementos", 21 de Abril de 1990. Comunicação de apresentação do livro de Miguel de Castro, com o mesmo título, cujo lançamento teve lugar em Setúbal.
4- "Cônsul Sousa Mendes: um Herói Português na Luta contra o Holocausto", 22 de Junho de 1990. Conferência proferida na Escola Secundária da Baixa da Banheira, no âmbito de uma iniciativa de homenagem ao diplomata português.
5- "Um Libertino sob o signo da duplicidade", 19 de Maio de 1992. Comunicação de apresentação da reedição do livro de Luiz Pacheco, com o mesmo título, acto que teve lugar no Teatro de São Luiz em Lisboa.
6- "Uma Leitura de: Arrábida: História de uma Região Privilegiada", 12 de Dezembro de 1992. Apresentação em Setúbal do livro com o mesmo título de José Cortez Pimentel.
7- "Um Novo Método de Contar a Verdade", 17 de Março de 1994. Comunicação ao colóquio com o mesmo título, realizado no Centro Cultural de Belém, promovido pelas Edições Europa-América e Fundação das Descobertas, por ocasião do lançamento do livro As novas tecnologias, o futuro dos impérios e os quatro cavaleiros do apocalipse, de F. Carvalho Rodrigues.
8- "Apresentação" do livro de Pedro Pezarat Correia, Questionar Abril , 7 de Julho de 1994. Intervenção proferida na Sala de Conferências do Círculo dos Leitores, em Lisboa, numa sessão de lançamento promovida conjuntamente pelo Círculo de Leitores e pela Editorial Caminho.
9-"Apresentação do livro E o Homem Novo?", 16 de Dezembro de 1995. Comunicação de apresentação da obra homónima de Mário da Silva Moura, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
10-"Os Desafios Globais do Século XXI", 25 de Janeiro de 1996. Comunicação apresentada no Instituto Superior de Serviço Social, de Lisboa, no âmbito das Jornadas Nacionais de Reflexão e Debate Sobre os Desafios à Formação em Serviço Social.
11-"Apresentação do livro História de Uma Crise-O Crito do Bispo de Setúbal". 23 de Março de 1996. Comunicação de apresentação do livro homónimo de Alcídio Torres, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
12-"Os Livros da Minha Vida", 9 de Agosto de 1996. Intervenção num Debate promovido pela Biblioteca Municipal de Setúbal, por convite da referida instituição.
13- "Setúbal na Viragem do Século: Cultura e Economia", 21 de Janeiro de 1997. Conferência proferida na Associação de Comerciantes de Setúbal, por convite da Revista Sem Mais.
14- "A Sociedade Urbana", 25 de Fevereiro de 1997. Apresentação no LNEC, em Lisboa, do relatório sobre o mesmo tema no âmbito do Colóquio A Política das Cidades, promovido pelo Conselho Económico e Social.
15- "O Estado Social", 13 de Março de 1997. Moderação no Club Setubalense do Debate Sobre o Futuro do Estado Social promovido por aquela associação cívica.
16- "Comentário ao Estudo Contextos Sócio-Urbanos de Riscos Psicossociais Associados à Adolescência na Cidade de Setúbal", 27 de Maio de 1997. Comunicação apresentada no Fórum Luísa Todi, em Setúbal no âmbito do 1 Encontro: Do Envolvimento Comunitário ao Desenvolvimento Local, por convite do Gabinete de Intervenção Social da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Setúbal.
17- "Regionalização e Municipalismo", 15 de Novembro de 1997. Conferência proferida no âmbito do Colóquio Setúbal e os Desafios do Futuro, organizado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Clube Setubalense e Revista Sem Mais.
18-"Apresentação do livro de Antonieta Costa, O Poder e as Irmandades do Espírito Santo", 13 de Maio de 1999. Apresentação que teve lugar na ilha Terceira, Açores, por convite do Instituto Açoriano de Cultura.
19-"Voluntariado Social. Experiências Comparadas", 21 de Maio de 1999. Comentário apresentado na Torre do Tombo, em Lisboa, no âmbito do Colóquio Voluntariado Social: Que Futuro?.
20-"Perspectivas para o Património Português", 28 de Junho de 1999. Intervenção no Auditório da Biblioteca Nacional, no âmbito da Sessão de Apresentação dos Resultados do Inquérito sobre o Estado de Conservação do Património Arquivístico e Bibliográfico em Portugal, organizado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, por convite da Comissão Nacional da UNESCO.
21-"«Club Setubalense»: Um Olhar sobre o Passado Perspectivando o Futuro", 11 de Novembro de 1999. Conferência apresentada, por convite da Direcção, na sede do «Club Setubalense», em Setúbal, por ocasião da sessão solene comemorativa do 144 Aniversário daquela colectividade.
22-"Pensar Abril, na Universidade: Que Significado?", 10 de Abril de 2000. Intervenção de abertura na Jornada de Reflexão realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, subordinada ao tema «Pensar Abril, na Universidade», integrada nas «Comemorações dos 25 Anos do 25 de Abril».
23-"Voluntariado e Identidade Cultural Portuguesa", 28 de Junho de 2001. Comunicação apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da Conferência Voluntariado e Cidadania. Participação Social para o Desenvolvimento, por convite do Pelouro do Turismo da referida edilidade.
24-“Papel da Sociedade Civil e do Estado na Promoção do Voluntariado”, 1 de Dezembro de 2001. Comunicação apresentada na Culturgest, Lisboa, no âmbito do Congresso do Ano Internacional dos Voluntários.
25-“Modernizar o Distrito de Setúbal?”, 16 de Fevereiro de 2002. Comunicação apresentada no Auditório do Instituto da Juventude, em Setúbal, no âmbito do Colóquio Modelos Para a Modernização, por convite do Bloco de Esquerda.
26- “Representações da Arrábida”, 9 de Abril de 2002. Conferência de apresentação do livro A Serra da Arrábida na Poesia Portuguesa, coordenado por António Vilhena e Daniel Pires, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
27-“Setúbal: Exclusão Social e Segurança: Um Olhar Sobre o Problema Crítico da Toxicodependência”, 9 de Abril de 2003. Conferência proferida na Estalagem do Sado, em Setúbal, no âmbito do Seminário-Debate Segurança Solidária, por convite do Ministério da Administração Interna.
28- O Futuro do Sistema Político”, 27 de Junho de 2003. Apresentação do livro de Luís Humberto Teixeira, Reciclemos o Sistema Eleitoral, no Café Com Estória, em Setúbal.
29-“Insegurança e Exclusão Social: Causas e Perspectivas de Resolução”, 18 de Fevereiro de 2004. Comunicação apresentada na sede da Associação Industrial Portuguesa, em Lisboa, no âmbito do seminário Segurança Solidária: Uma Estratégia Global contra a Criminalidade, por convite do Senhor Ministro da Administração Interna.
30-“O Estado da Educação em Portugal: Perspectivas de Futuro”, 26 de Abril de 2004. Comunicação apresentada no Centro de Congressos do Estoril, por convite do Congresso Santillana. O Estado da Educação em Portugal: Perspectivas de Futuro.
31-“Educação e Ensino Superior em Portugal após o 25 de Abril”, 29 de Abril de 2004. Comunicação apresentada no Anfiteatro Ii da Faculdade de Letras da FLUL no âmbito da iniciativa 25 de Abril: Que Revolução no Ensino Superior?, por convite da Presidência do Conselho Directivo da FLUL.
32-“Os Hábitos de Vida Saudável como Exercício da Cidadania”, 22 de Maio de 2004. Comunicação apresentada às 1as. Jornadas de Promoção da Saúde sob o tema Os Hábitos de Vida Saudável, promovidas na Universidade Moderna de Setúbal, pela Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo.
33-“Património, Cultura e Turismo”, 6 de Novembro de 2004. Comunicação proferida na Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do Encontro A Cidade e o Ambiente, promovido pelo Bloco de Esquerda.
34-“Setúbal: da Tradição para a Modernidade”, 27 de Maio de 2005. Conferência proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das Comemorações dos 85 Anos da Fundação do Clube Naval Setubalense.
35-“Um Candidato e uma Candidatura”, 19 de Junho de 2005. Intervenção realizada nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, em Ourém, na sessão de apresentação da candidatura de José Manuel Alho, à Câmara Municipal de Ourém.
36-“Homage to Lord May of Oxford”, 9 de Setembro de 2005. Saudação proferida na Sala de Jantar do Trinity College, da Universidade de Oxford, em representação do 13th EEAC Annual Conference: Climate Change and Biodiversity. Meeting the Challenge, que se realizou em Oxfordshire, Inglaterra.
37-“A Comunidade como Sujeito Consciente e Activo do seu Próprio Desenvolvimento”, 29 de Outubro de 2005. Comunicação apresentada no Club Setubalense em Setúbal no âmbito do 2 Ciclo de Conferências: Uma Prática de Cidadania Agente de Promoção da Estabilidade e Enriquecimento Sociais.


Total Amount until December 2005: 605 (six hundred and five)