voltar
voltar
voltar
página principale-mail

Conferências e Colóquios

Lectures and Conferences

Área de Filosofia

Área do Ambiente e da Conservação da Natureza

Áreas da Defesa, Estratégia e Pesquisa pela Paz

Área da Imprensa e Comunicação Social

Outros Temas

 

 

Apenas se mencionam as intervenções posteriores à licenciatura (1979) e que tenham tido por base uma comunicação escrita.

 

Área do Ambiente e da Conservação da Natureza


1- "Ecologia e Ecologismo: por uma Clarificação Conceptual", 24 de Abril de 1982. Conferência proferida a convite do Projecto Setúbal Verde-Organização Ecologista regional.
2- "Poder Local e Modelos de Desenvolvimento", 31 de Maio de 1982. Comunicação apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Semana do Ambiente, promovida pelo Projecto Setúbal Verde
3- "Esboço de uma Crítica Ecologista da Economia", 27 de Abril de 1983. Comunicação integrada no Colóquio: Evolução Recente e Perspectivas de Transformação da Economia Portuguesa, realizado no Instituto Superior de Economia, por iniciativa do CISEP.
4- "Uma Perspectiva Ecologista da Situação Militar na Europa dos Anos 80", 11 de Janeiro de 1984. Conferência proferida na Casa de Cultura das Caldas da Rainha, a convite do Grupo de Intervenção Ecológica (GINEC).
5- "Turismo e Ambiente na Região de Setúbal: que Perspectivas?", 18 de Fevereiro de 1984. Comunicação integrada num seminário promovido na Região de Turismo de Setúbal pelo Projecto Setúbal Verde.
6- "Desenvolvimento ou Crescimento?", 12 de Julho de 1984. Comunicação de abertura, no âmbito de um debate com o economista Augusto Mateus, realizado em Lisboa por iniciativa de um grupo de docentes do Instituto Superior de Economia.
7- "Portugal perante a CEE: Perspectivas e Problemas", 17 de Maio de 1985. Comunicação apresentada no âmbito de um debate sobre as Comunidades Europeias, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal (CMS).
8- "Ecologia e Movimentos Sociais", 31 de Maio de 1985. Comunicação proferida no âmbito de um debate realizado no Palácio Foz, em Lisboa, por iniciativa da revista A Ideia.
9- "Duas Tarefas Globais: Paz e Ambiente", 6 de Dezembro de 1985. Conferência proferida em Lisboa, por convite do jornal Combate.
10- "Problemas Ambientais em Portugal", 8 de Fevereiro de 1986. Conferência realizada no ISCTE por convite do Movimento de Apoio a Mário Soares à Presidência (MASP).
11- "Problemas de Ambiente na Região de Setúbal", 20 de Março de 1986. Conferência proferida em Setúbal a convite do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.
12- "Ecologia, Saber e Crise Contemporânea", 2 de Maio de 1986. Conferência proferida na Figueira da Foz, por convite do Centro Ecuménico Reconciliação.
13- "Educação Ambiental: Métodos e Materiais", 18 de Março de 1987. Conferência realizada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa por convite da Dra. Olga Pombo.
14- "Impacte Ambiental da Adesão Portuguesa à CEE", 27 de Junho de 1987. Comunicação proferida no Hotel Altis, em Lisboa, no âmbito de um seminário internacional sobre temas comunitários.
15- "Paz, Ambiente e Educação", 19 de Março de 1988. Conferência proferida na Figueira da Foz, por convite do Centro Ecuménico Reconciliação.
16- "Ambiente e Desenvolvimento", 1 de Outubro de 1988. Comunicação integrada num seminário sobre problemas do desenvolvimento, realizado na Ericeira pelo CIDAC, com o patrocínio da Comissão das Comunidades.
17- "Setúbal: Regionalização e Desenvolvimento", 27 de Novembro de 1988. Comunicação apresentada no Seixal, no âmbito do 1º Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, promovido pela Escola Superior de Educação de Setúbal.
18- "Problemas de Ambiente: Diagnóstico e Alternativas", 27 de Abril de 1989. Conferência realizada na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, por convite de um grupo de docentes em profissionalização.
19- "Contributo para a Caracterização do Estado do Ambiente na Comunidade Europeia", 19 de Maio de 1989. Comunicação proferida em Lisboa no âmbito de uma iniciativa do jornal Combate.
20- "Arms Race and Environment: a Global Danger and Challenge", 14 de Julho de 1989. Comunicação proferida na Cidade do México, no âmbito de uma conferência internacional subordinada ao tema: Ecological Security-An Essential Element of Global Security, por convite do World Peace Council.
21- "Os Grandes Problemas Ambientais da Actualidade", 15 de Maio de 1990. Conferência proferida na sede do núcleo regional de Setúbal da Quercus.
22- "Salvar a Amazónia", 18 de Maio de 1990. Comunicação inserida num debate em que intervieram também Maria Santos e Carlos Pimenta, promovido no Clube de Imprensa, em Lisboa, pelo Grupo de Solidariedade com a América Latina.
23- "Os Temas Críticos do Ambiente", 17 de Julho de 1990. Conferência realizada em Lisboa por convite da Cooperativa Espiral.
24- "A Destruição da Floresta Tropical: Situação Actual e Alternativas", 21 de Outubro de 1990. Conferência proferida na Estufa Fria, em Lisboa, por convite da organização da Terra Sã 90-Feira de Alternativas.
25- "Para Começar uma Intervenção Política Ecologista em Portugal", 1 de Dezembro de 1990. Conferência proferida no Instituto Superior Técnico, no âmbito do Fórum Ecologista.
26- "Lei Eleitoral e Participação Política dos Cidadãos", 14 de Dezembro de 1991. Comunicação apresentada no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, no âmbito de uma acção promovida pela Iniciativa para o Desenvolvimento, a Energia e o Ambiente (IDEA).
27- " Problemas e Limites de uma Estratégia para a Eco 92", 15 de Fevereiro de 1992. Conferência proferida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, no âmbito de um Workshop sobre a Eco 92, promovido pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
28- "Perspectivas e Limites da CNUAD/92", 12 de Março de 1992. Conferência proferida no Anfiteatro I do Instituto de Antropologia da Universidade de Coimbra, numa iniciativa do Núcleo Regional de Coimbra da Quercus.
29- "Eco/Rio 92: o Ambiente é o Nosso Futuro Comum", 13 de Março de 1992. Conferência proferida no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, por iniciativa do Núcleo Regional de Bragança da Quercus.
30- "Eco 92: uma Política de Ambiente para o Planeta?", 21 de Março de 1992. Conferência proferida no Clube Farense, em Faro, por iniciativa do Núcleo Regional de Faro da Quercus.
31- "Iniciativa Privada e Política de Ambiente: Mitos Perspectivas e Realidades", 23 de Março de 1992. Conferência proferida no Fórum Picoas, em Lisboa, a convite de uma organização internacional de estudantes de economia e gestão (AIESEC).
32- "Condições e Limites de uma Política de Ambiente à Escala Europeia", 4 de Abril de 1992. Conferência proferida em Lisboa a convite do Instituto Fontes Pereira de Melo.
33- "Eco 92: os Grandes Problemas de Ambiente à Escala Planetária", 24 de Abril de 1992. Conferência proferida na sede nacional da Quercus, no Porto, por iniciativa do Núcleo Regional do Porto da Quercus.
34- "A Responsabilidade Individual perante os Problemas Ambientais Globais", 15 de Maio de 1992. Conferência proferida na Escola Superior de Educação, em Portalegre, no âmbito do encerramento da Semana do Ambiente promovida pelo Núcleo Regional da Quercus daquela cidade e pela Escola Preparatória.
35- "Portugal: que Política de Ambiente?", 22 de Abril de 1992. Conferência proferida no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, a convite da Associação de Estudantes.
36- "Eco 92: Caracterização da Situação Ambiental a Nível Planetário e Propostas de Solução", 23 de Maio de 1992. Conferência proferida no Hotel Roma, em Lisboa, no âmbito do Colóquio: Ambiente e Saúde-A Segurança Global.
37- "As Grandes Questões Ambientais e a Eco 92", 28 de Maio de 1992. Conferência proferida na Universidade de Évora, por iniciativa do Núcleo Regional da Quercus, da mesma cidade.
38- "Eco 92: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", 5 de Junho de 1992. Conferência proferida na Sociedade de Geografia, em Lisboa, por convite do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.
39- "O Problema da Decisão em Política de Ambiente", 6 de Junho de 1992. Conferência proferida na Sociedade Portuguesa de Filosofia, em Lisboa, a convite do Grupo de Estudos de Filosofia da Política e do Direito, da referida Sociedade.
40- "Balanço e Perspectivas da Eco 92", 25 de Junho de 1992. Conferência proferida na Biblioteca da Câmara Municipal de Setúbal, por convite do Director da referida instituição.
41- "O Quinto Elemento: Contributo para um Balanço e Perspectivas da Eco 92", 4 de Agosto de 1992. Conferência proferida no Convento da Arrábida, por convite dos Estudos Gerais da Arrábida-Conferências do Convento.
42- "A Política de Ambiente como Alternativa", 20 de Setembro de 1992. Comunicação apresentada no Instituto Franco-Português, em Lisboa, no âmbito de um colóquio internacional sobre A Esquerda e a Europa.
43- "Política de Ambiente em Portugal: Movimentos e Problemas", 6 de Novembro de 1992. Conferência proferida no Porto por convite do Núcleo Regional da Quercus.
44- "Continuar a Eco 92: uma Agenda 21 para Portugal", 13 de Novembro de 1992. Apresentação, no LNEC, em Lisboa, da conferência com o mesmo nome - promovida por 19 organizações não governamentais - na sessão inaugural que contou com a presença do Dr. Mário Soares, Presidente da República.
45- "Política de Ambiente em Portugal: Condições, Critérios e Perspectivas", 14 de Novembro de 1992. Conferência proferida no LNEC, em Lisboa, no âmbito de uma iniciativa promovida por 19 organizações não governamentais.
46- "Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Conceitos e Problemas", 21 de Novembro de 1992. Conferência proferida em Ourém, integrada nas III Jornadas de Ambiente, promovidas pelo núcleo regional da Quercus da referida cidade.
47- "Política de Ambiente e Política de Saúde", 27 de Novembro de 1992. Conferência proferida no LNEC, em Lisboa, por convite do Sindicato dos Técnicos Paramédicos.
48- "Política de Recursos Hídricos: Princípios, Problemas e Realidades, a partir de uma Leitura do Capítulo 18 da Agenda 21", 11 de Dezembro de 1992. Conferência proferida na Torre do Tombo, em Lisboa, por convite da APRH.
49 "Environmental Stress", 15 de Dezembro de 1992. Participação numa vídeo-conferência articulada em três capitais (Washington-Paris-Lisboa) com o Prof. Jerome Singer, da Uniformized Services University de Washington, por convite da Embaixada dos EUA, em Lisboa.
50- "Aprender Com o Olhar", 8 de Janeiro de 1993. Apresentação da exposição de Paulo Magalhães, Portugal Natural, que teve lugar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, contando com a presença do Ministro do Ambiente e dos Recursos Naturais e do Presidente da Câmara Municipal daquela cidade.
51- "Problemas e Perspectivas de uma Política de Ambiente para a Modernização de Portugal", 31 de Janeiro de 1993. Conferência de encerramento da exposição Portugal Natural, proferida no Porto, no Mercado Ferreira Borges, por convite da Quercus e do pelouro da Cultura da CMP.
52- "Problemas e Política de Ambiente em Portugal", 16 de Fevereiro de 1993. Conferência proferida na Escola Secundária Vitorino Nemésio, em Lisboa, integrada num ciclo de realizações intitulado Econemesianas.
53- "A Poluição do Ar: Problemas e Perspectivas para uma Intervenção Cívica", 25 de Fevereiro de 1993. Comunicação integrada na Conferência Sobre a Qualidade do Ar, realizada no Fórum Luísa Todi, em Setúbal, sob organização da CMS e da Delegação da Inspecção Geral do trabalho.
54- "Para uma Crítica ao Apelo de Heidelberg", 9 de Março de 1993. Comunicação integrada num debate sobre o Apelo de Heidelberg, realizado em Lisboa, no Anf. 1 do Fórum Picoas, promovido pela Arbor.
55- "Por uma Abordagem Interdisciplinar do Problema da Articulação entre a Economia e o Ambiente", 11 de Março de 1993. Comunicação apresentada em conjunto com José Manuel Palma-Oliveira, no âmbito de um ciclo de conferências subordinadas ao título Economia e Fim de Século, pomovidas pelo Instituto Franco-Portugais de Lisboa.
56- "Energia e Ambiente: Os Grandes Problemas do Nosso Futuro Comum", 26 de Março de 1993. Conferência pronunciada no Palácio Valenças, em Sintra, no âmbito de um Ciclo de Debates sobre As Grandes Problemáticas dos Finais do Século, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
57- "Diálogo Norte-Sul e Ecologia", 2 de Abril de 1993. Comunicação proferida no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, no âmbito do 1º Encontro Internacional de Psiquiatria, Saúde Mental e Ecologia, promovido pelo Departamento de Educação Permanente do referido Hospital.
58- "A Escola e o Ambiente", 22 de Abril de 1993. Conferência na Escola Preparatória de Velas, Ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores.
59- "Os Problemas do Ambiente como Problemas de Civilização", 24 de Abril de 1993. Conferência proferida no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Velas, Ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores, integrada na VI Semana Cultural de Velas.
60- "Educação Ambiental. Introdução a Um Curso", 15 de Maio de 1993. Conferência apresentada em Lisboa, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), no âmbito do I Colóquio Ambiente, Psicologia, Educação e Políticas Ambientais, por convite do ISPA.
61-"O Associativismo Organizado na Defesa Ambiental", 19 de Maio de 1993. Intervenção no ISCTE, em Lisboa, no âmbito do Colóquio O Ambiente em Questão no Final do Século, promovido pelo NES/ISCTE.
62-"Indústrias menos Poluentes: Contributo para um Enquadramento", 25 de Maio de 1993. Conferência proferida no Edifício Marconi, em Lisboa, integrada no Colóquio Indústrias menos Poluentes, organizada pela Amway.
63- "As Novas Realidades da Gestão Empresarial Face à União Económica e Europeia", 28 de Maio de 1993. Intervenção no Fórum Picoas, no âmbito de num Painel da Feira das Empresas, promovida pelo Instituto Superior de Gestão.
64-"Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Algumas Questões Fundamentais", 29 de Maio de 1993. Conferência proferida no Auditório Municipal de Óbidos, integrada nas Primeiras Jornadas de Ambiente de Óbidos promovidas pela Quercus.
65-"Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: o Caso Português", 7 de Junho de 1993. Conferência apresentada no Hotel Praia Golfe, por convite da ESPE-Escola Profissional de Espinho.
66-"Política de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Portugal: Problemas e Perspectivas", 15 de Junho de 1993. Conferência proferida no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito do Colóquio Eco 92: Um Ano Depois. Que Perspectivas?, organizado pela Comissão Executiva do "Ciclo de Reuniões-Uma Agenda 21 para Portugal".
67-"Uma Aposta no Desenvolvimento Sustentável para Trás-os-Montes e Alto Douro", 25 de Junho de 1993. Conferência proferida na Feira das Indústrias de Lisboa (FIL), por convite da Associação dos Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro.
68-"As Cidades e o Desenvolvimento Sustentável", 8 de Outubro de 1993. Conferência proferida no Hotel Altis, em Lisboa, integrada no Colóquio Viver na Cidade, a convite do Partido Social Democrata (PSD).
69-"O Estado do Ambiente em Portugal", 22 de Outubro de 1993. Conferência apresentada em Torres Novas, por convite do Cine Clube de Torres Novas.
70- "Ambiente e Indústria: Novas Exigências e Novos Recursos", 11 de Novembro de 1993. Comunicação apresentada na Gare Marítima de Alcântara, no âmbito de um ciclo intitulado Vir Viver-Ambiente e Indústria, organizado pelo Goethe-Institut.
71-"Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no PDR-1994-1999", 13 de Novembro de 1993. Conferência apresentada no Auditório Municipal da Lourinhã, no âmbito das Primeiras Jornadas Ambientais do Concelho da Lourinhã, promovidas pela Quercus e pela LOURAMBI.
72- "A Crise do Ambiente como Ameaça e Desafio Históricos", 17 de Novembro de 1993. Conferência apresentada na Sociedade de Geografia, em Lisboa, integrada nos Estudos Gerais Livres, sob coordenação do Prof. Dr. Manuel Viegas Guerreiro.
73- "Ambiente e Desenvolvimento no Plano de Desenvolvimento Regional (PDR)-1994-1999: Problemas e Perspectivas", 20 de Novembro de 1993. Conferência proferida no Cine Teatro Municipal de Ourém, no âmbito das IV Jornadas do Ambiente da Região de Ourém, promovidas pela Quercus.
73-"A Complexidade do Ambiente como Problema Científico", 20 de Novembro de 1993. Conferência apresentada no Anfiteatro do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, no âmbito do Fórum Ecológico, organizado pelo Lions Clube de Santa Joana Princesa da mesma cidade.
74-"Saúde e Ambiente: por uma Convergência Necessária", 24 de Novembro de 1993. Conferência proferida na sala do Senado da Assembleia da República, no âmbito do Colóquio Parlamentar Saúde e Ambiente, por convite da Subcomissão Parlamentar para a Defesa da Qualidade de Vida".
75-"O Estado do Ambiente em Portugal- O Impacte Ambiental do P.D.R. de 1994-1999", Conferência proferida no Auditório da Biblioteca Municipal de Beja, por iniciativa do Núcleo Regional de Beja da Quercus-ANCN.
76-"Direito, Magistratura e Ambiente", 24 de Fevereiro de 1994. Comunicação proferida no Convento de São Francisco, em Tomar, por convite do IV Congresso dos Juizes Portugueses.
77-"Poder Político, Sociedade e Ambiente", 11 de Março de 1994. Comunicação apresentada no Hotel da Lapa, em Lisboa, no âmbito do Colóquio promovido pela SEDES subordinado ao tema: 3º Milénio. Portugal, o Ambiente e o Desenvolvimento.
78- Participação, em 14 de Março de 1994, numa video-conferência da Worldnet sobre U.S. Environmental Policy, com a embaixadora Elinor G. Constable, por convite da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.
79- "O que representa o Projecto Tejo Internacional", 8 de Abril de 1994. Intervenção realizada no Monte Barata, concelho de Idanha-a-Nova, no âmbito da Presidência Aberta sobre O Ambiente e Qualidade de Vida.
80- "Problemas de Ambiente Urbano", 12 de Abril de 1994. Comunicação apresentada na Casa das Artes, no Porto, no âmbito do Debate Ambiente Urbano - Linhas de Inovação, organizado pelas Associações dos Arquitectos Portugueses e Arquitectos Paisagistas, no âmbito da Presidência Aberta sobre O Ambiente e Qualidade de Vida.
81- "Ambiente e Emprego: Dificuldades e Perspectivas", 16 de Abril de 1994. Comunicação apresentada em Lisboa, no âmbito de um Seminário sobre O Livro Branco do Crescimento, Competitividade e Emprego e o Livro Verde da Política Social Europeia, promovido pela União Geral de Trabalhadores.
82- " As Lagoas e a Biodiversidade: um Problema de Política de Ambiente", 20 de Abril de 1994. Intervenção proferida na Lagoa das Furnas, junto à Casa de Tiro, no âmbito do Debate promovido pela Presidência Aberta sobre O Ambiente e Qualidade de Vida acerca do tema: As Lagoas e a Biodiversidade.
83- "Solidariedade entre Gerações: a Dimensão Ambiental", 9 de Maio de 1994. Comunicação apresentada na Feira das Indústrias de Lisboa, no âmbito do Congresso Portugal: Que Futuro?.
84 "A Gestão de Resíduos Perigosos e a Política de Ambiente em Portugal", 11 de Maio de 1994. Comunicação apresentada no Instituto Nacional da Água, em Lisboa, no âmbito de um Fórum sobre o Sistema Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, promovido pelo Ministério do Ambiente.
85- "Acção Colectiva, Cidadania e Política de Ambiente", 27 de Maio de 1994. Comunicação apresentada em Sintra, no Seminário sobre Ambiente e Consumo em Acção Colectiva, promovido pela DECO.
86- "O Estado do Ambiente em Portugal e as Tarefas da Quercus", 10 de Junho de 1994. Intervenção de abertura, realizada no Cine-Teatro da Lourinhã, dirigida ao IV Congresso Nacional da QUERCUS.
87- "Comunicação Social e Ambiente", 23 de Junho de 1994. Comunicação apresentada na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, no âmbito de um Ciclo de Conferências e Debates organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
88- "Portugal: uma Perspectiva Energética Sustentável no Quadro das Grandes Tendências Internacionais dos últimos Vinte Anos", 28 de Junho de 1994. Comunicação proferida no Centro de Congressos da Feira das Indústrias de Lisboa apresentada à conferência Energia em Portugal - Desafios e Prioridades, promovida pela Secretaria de Estado da Energia.
89- "Introdução à Educação Ambiental", 26 de Julho de 1994. Aula teórica de três horas, proferida na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, dirigida para um grupo de docentes do ensino secundário, por convite da referida instituição universitária.
90 "Minimização do Impacte da Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos", 26 de Agosto de 1994. Comunicação apresentada no Convento da Arrábida, no âmbito do curso Economia do Lixo Urbano, promovida pelos Estudos Gerais da Arrábida.
91- "Perspectivas para uma Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos em Portugal", 27 de Agosto de 1994. Comunicação apresentada no Convento da Arrábida, no âmbito do curso Economia do Lixo Urbano, promovida pelos Estudos Gerais da Arrábida.
92- "Environmental Policy in Portugal: An Introduction", 19 de Outubro de 1994. Conferência proferida na Butler University de Indianapolis, por convite do Indiana Council on World Affairs do Estado de Indiana, EUA.
93- "Portugal: Perspectives on Environmental Policy and Sustainable Development", 20 de Outubro de 1994. Aula para estudantes graduados e pós-graduados, apresentada na School of Public and Environmental Affairs, Bloomington, Indiana University, por convite do Professor Philip Rutledge.
94- "Educação Ambiental e Responsabilidade dos Cidadãos: o Caso dos Resíduos Sólidos Urbanos", 18 de Novembro de 1994. Comunicação apresentada no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, no âmbito do Seminário sobre Resíduos Sólidos nas Regiões do Interior, promovido conjuntamente pela Subregião de Saúde da Guarda, Quercus, Associação Nacional de Municípios, entre outras entidades.
95- "Conservação da Natureza e Cidadania", 19 de Novembro de 1994. Conferência proferida em Ourém, no âmbito das V Jornadas do Ambiente na Região de Ourém, da iniciativa do Núcleo regional de Ourém da Quercus.
96- "Resíduos Sólidos Urbanos: um Problema Essencial, mas Oculto", 24 de Novembro de 1994. Comunicação proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Palmela na abertura da Conferência sobre Resíduos Sólidos Urbanos no Distrito de Setúbal, promovida pela Quercus e LIMARSUL.
97- "O Professor com Agente da Educação Ambiental", 25 de Novembro de 1994. Conferência proferida em Coimbra por convite do Sindicato dos Professores da Região Centro.
98- "A Questão da Incineração de Resíduos Perigosos: Problemas e Perspectivas", 19 de Dezembro de 1994. Comunicação apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, por convite do movimento Cidadãos e Cidadãs contra a Incineradora.
99- "Características e Limites do Plano Nacional de Política de Ambiente", 27 de Janeiro de 1995. Série de três intervenções apresentadas ao Encontro Técnico sobre o PNPA, promovido pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos no LNEC.
100- "Política de Recursos Hídricos. Princípios e Problemas", 8 de Fevereiro de 1995. Comunicação apresentada no antigo Hotel Vitória, em Lisboa, por convite do PCP.
101- "Escola-Ambiente, uma Tentativa de Aproximação", 9 de Fevereiro de 1995. Conferência proferida -- por convite de um grupo de docentes -- na Escola Secundária Elias Garcia, em Cacilhas.
102- "Foz Côa: As Opções Necessárias", 24 de Fevereiro de 1995. Intervenção no debate Foz Côa: As Águas da Discórdia, promovido pela AURIGA no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
103- "Ciência, Ambiente e Responsabilidade", 5 de Março de 1995. Conferência de Abertura do 1º Congresso Ibérico sobre Contaminação e Toxicologia Ambiental, proferida no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, por convite da organização.
104- "The Earth Day Tradition in the US and Earth Day 1995: Sustainable Energy", 20 de Abril de 1995. Participação na vídeo-conferência, a partir da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com Bruce Andersen, sob o título acima indicado, por convite da Embaixada dos EUA em Lisboa.
105-"A Crise do Ambiente e a Formação de uma Nova Cidadania", 16 de Novembro de 1995. Comunicação apresentada no Hotel Altis-Sala Europa, em Lisboa, por convite da Companhia de Seguros Bonança, no âmbito da iniciativa: Que Ambiente?-Jornada de Estudo.
106-"Role of NGOs in Sustainable Development Decisionmaking. Four Framework Questions", 17 de Novembro de 1995. Comunicação apresentada na FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), em Lisboa, no âmbito da Conferência Internacional: Environmental Democracy, Sustainable Development, and Agenda 21, por convite da referida Fundação.
107-"The United Nations and the Internationalization of Environmental Policy", 24 de Novembro de 1995. Conferência proferida na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito da XIII International Conference: The United Nations and the European Union, por convite do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
108-"A Crise do Ambiente como Desafio Global do Futuro", 11 de Dezembro de 1995. Comunicação apresentada na Universidade do Algarve, Faro, no âmbito do Ciclo de Conferências Ecologia e Desenvolvimento. Teremos que Optar?, promovido pela A.I.E S.E.C.
109-"A Internacionalização das Questões de Ambiente", 15 de Dezembro de 1995. Conferência apresentada no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, no âmbito da Pós-Graduação em Direito do Ambiente (2º Curso de Especialização em Direito do Ambiente), promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Estudos Judiciários.
110-"Os Jovens e a Luta Ambiental", 9 de Janeiro de 1996. Comunicação apresentada no Barreiro, no âmbito do Debate sobre Defesa do Ambiente e Cidadania-Estratégias de Participação dos Jovens organizado pela Candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República.
111-"Costas, Estuários e Oceanos", 9 de Janeiro de 1996. Comunicação de abertura do Colóquio Oceanos. Um Desafio Para o Século XXI, apresentada na Associação de Comércio e Serviços, em Setúbal, realizado no âmbito da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República.
112-"O Papel dos Actores Não-Governamentais -- Movimentos Ambientalistas", 10 de Fevereiro de 1996". Comunicação apresentada na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, no âmbito do Colóquio 10 Anos de Política Ambiental Europeia em Portugal. O Papel dos Actores Não-Governamentais, por convite do Goethe Institut de Coimbra.
113-"Cidadania e Crise do Ambiente-Para uma Visão Global", 26 de Fevereiro de 1996. Conferência proferida no Anfiteatro C da Universidade dos Açores, por convite do Núcleo de S. Miguel da QUERCUS.
114-"Ambiente em Portugal: Problemas e Perspectivas", 7 de Março de 1996. Conferência proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta, por convite da Casa de Cultura da Horta.
115-"Limites e Promessas da Política Internacional de Ambiente", 25 de Março de 1996. Comunicação apresentada na Feira Internacional de Lisboa, no âmbito do 3º Congresso da Água-VII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, por convite da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.
116-"O Papel Desempenhado pelas Organizações Não Governamentais na Defesa do Ambiente. O Caso Português", 12 de Abril de 1996. Conferência apresentada no Auditório da Cooperativa Agrícola de Torres Vedras, por convite do Espeleo Clube de Torres Vedras e Associação de Defesa do Património.
117-"Sociedade, Associativismo e Ambiente", 19 de Abril de 1996. Comunicação apresentada na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no âmbito da Mesa-Redonda Ambiente: A Política e a Opinião. Qual o 'Ambiente' do Ambiente?.
118-"O Ambiente no Labirinto da Modernização", 3 de Maio de 1996. Comunicação apresentada no Europarque, em Vila da Feira, no âmbito do V Congresso do Jovem Empresário.
119-"Crise do Ambiente e Sustentabilidade-Uma Aporia?", 10 de Maio de 1996. Comunicação apresentada no Auditório Municipal de Torres Vedras, no âmbito do 4ºCongresso Caminhos da Sobrevivência-Caos e Equilíbrio.
120-"A Consciência Ecológica em Portugal: uma Breve História Crítica", 13 de Maio de 1996. Conferência proferida na Escola Secundária do Feijó, por convite de um grupo de docentes de Filosofia do referido estabelecimento de ensino.
121-"Ambiente e Futuro. O Caso Português", 30 de Maio de 1996. Conferência proferida no Auditório da Câmara Municipal de Matosinhos, por convite dessa edilidade, no âmbito do Ciclo Conferências de Matosinhos.
122-"Ambiente: que Problemas?", 31 de Maio de 1996. Conferência proferida no Salão Polivalente da Escola Secundária Boa Nova Leça da Palmeira-Matosinhos, por convite do respectivo Conselho Directivo.
123-"O Lugar Instável: Cidadania e Ambiente", 11 de Junho de 1996. Conferência proferida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com Teresa Cadete, no âmbito do ciclo de iniciativas Encruzilhadas da Cultura.
124-"Ambiente e Regionalização: uma Perspectiva Crítica", 15 de Junho de 1996. Conferência proferida no Novotel, em Setúbal, por convite do Governo Civil do respectivo Distrito no âmbito do Fórum sobre Regionalização. Setúbal, que Futuro?.
125-"Role of NGOs in Sustainable Development Decision-Making", 28 de Junho de 1996. Conferência proferida na sede da FLAD, em Lisboa, por convite da referida instituição no âmbito do Seminário Planning and Public Participation. Practicing Environmental Democracy.
126-"A Cidade, o Porto e o Estuário: uma Trilogia em busca de Equilíbrio", 31 de Julho de 1996. Conferência proferida no Novotel em Setúbal, por convite da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no âmbito da iniciativa Fórum: o Porto e a Cidade.
127-"Será Necessário um Código de Ambiente? O Ponto de Vista das Organizações Não Governamentais do Ambiente", 21 de Setembro de 1996. Conferência proferida no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, por convite do Centro de Estudos de Direito do Ordenamento do Urbanismo e do Ambiente (CEDOUA), no âmbito do Colóquio Será Necessário um Código de Ambiente?.
128-"Ambiente, Política, Educação e Comunicação (Mesa-Redonda)", 18 de Outubro de 1996. Intervenção no Palácio Fronteira, em Lisboa, por convite da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, no âmbito do Encontro sobre Ambiente e Cultura.
129-"Public Participation and Water Policy in Portugal", 21 de Outubro de 1996. Conferência proferida em Estocolmo, por convite do Swedish Environmental Advisory Council, no âmbito da Stockholm Meeting of the European Union Environmental Advisory Bodies.
130-"Integrating Waste Management Strategies into National Environmental Policy Planning: The Case of Portugal", 24 de Outubro de 1996. Conferência escrita em co-autoria com Alexander Carius e apresentada por este em San José, Costa Rica, no âmbito da Third Meeting of the International Network of Green Planners.
131-"O que significa Hoje a Defesa do Ambiente?", 24 de Outubro de 1996. Conferência apresentada na sede do Montepio Geral em Lisboa, por convite da Federação Nacional das Cooperativas de Consumo (FENACOOP), no âmbito do Lançamento da Campanha de Embalagens.
132-"O Ambiente como Factor Estratégico no Desenvolvimento da Actividade Portuária em Setúbal", 25 de Outubro de 1996. Conferência proferida no Fórum Luísa Todi em Setúbal, no âmbito das III Jornadas do Porto de Setúbal, por convite da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e Associação dos Agentes de Navegação e Empresas Operadoras Portuárias (ANESUL).
133-"A Política de Ambiente nos Estados Unidos da América", 22 de Novembro de 1996. Acção de formação para jornalistas especializados em questões ambientais, realizada no Hotel Penta em Lisboa, promovida por convite do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB).
134-"Tomada de Decisão, Aplicação e Controlo das Políticas Ambientais. O Papel da Administração Pública e dos Parceiros Sociais.", 22 de Novembro de 1996. intervenção na mesa-redonda com a mesma designação integrada no Curso de Gestão do Ambiente promovido pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC).
135-"O Movimento Associativo de Defesa do Ambiente em Portugal", 7 de Dezembro de 1996. Acção de formação para professores desenvolvida no Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz, por convite da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), no âmbito do Fórum Ambiente e Desenvolvimento.
136- "Falas da Terra: Ecologia e Tradição", 1 de Março de 1997. Comunicação apresentada na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, em Lisboa, no âmbito do Curso Sobre o Ambiente na Literatura Tradicional Oral Portuguesa.
137-"A Ecologia no Meio escolar", 3 de Março de 1997. Conferência proferida na Escola secundária Dr. Azevedo Neves, no Alto da Damaia, por convite do Núcleo de Estágio de Filosofia em colaboração com o Projecto Vamos Aprender a Ser.
138- "A Defesa das Florestas: uma Questão de Ambiente e uma Tarefa de Cidadania", 17 de Março de 1997. Conferência proferida na Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Semana da Floresta e do Ambiente, por convite da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
139- "O Que é Feito do Buraco de Ozono e do Aquecimento Global? As Grandes Questões Globais do Ambiente na Viragem do Milénio", 19 de Março de 1997. Conferência proferida no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, por convite da Direcção da referida instituição.
140- "Política de Ambiente em Portugal: Teses Para Uma Caracterização Crítica", 20 de Março de 1997. Conferência proferida no Auditório do Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, no âmbito do Ciclo de Debates Política de Ambiente em Portugal, promovido pelo Observatório do Ambiente.
141- "Ecologia e Práxis", 21 de Março de 1997. Moderação de uma Mesa-Redonda no Seminário da Luz, em Lisboa, no âmbito do ciclo de iniciativas A Ecologia em Diálogo com Outros Saberes, por convite da sua Comissão Organizadora.
142- "A Biodiversidade e a Política Internacional de Ambiente", 4 de Abril de 1997. Conferência proferida no Centro Cultural Municipal de Bragança no âmbito da Exposição-Ciclo de Conferências A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses, por convite do Parque Natural de Montesinho.
143- "Perspectivas e Limites da Política de Ambiente em Portugal", 14 de Maio de 1997. Comunicação apresentada na Torre do Tombo, em Lisboa, no âmbito da Conferência 10 Anos da Lei de Bases do Ambiente, promovida pelo Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB).
144- "Agricultura e Desenvolvimento Sustentável", 30 de Maio de 1997. Conferência proferida em Alcácer do Sal, no âmbito das I Jornadas de Desenvolvimento e Ambiente: Dos Pesticidas à Protecção Integrada na Agricultura, por convite da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
145- "Summary on Policy Integration & Subsidiarity Criteria", 26 de Junho de 1997. Comunicação apresentada em Medmeham, Marlow, Inglaterra, no âmbito do Workshop: Sustainability Indicators and Criteria for Water Policy Formulation, por convite da Direcção do Projecto Water 21.
146- "Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Debate com Edward Goldsmith", 7 de Outubro de 1997. Comunicação apresentada no Auditório do Fórum Picoas, em Lisboa, por convite do Instituto de Promoção Ambiental.
147- "Ambiente e Cultura. A Caminho de Um Novo Paradigma?", 18 de Outubro de 1997. Conferência proferida no Hotel Caravelas, Madalena, na Ilha do Pico, Açores, no âmbito da iniciativa Os Açores e o Mundo--O Essencial no Fim de Século, promovido pelo Instituto Açoriano de Cultura.
148- "Self regulation in Estuarine Areas: Case Study on the Sado River", 24 de Outubro de 1997. Conferência apresentada em Vinkeveen, Holanda, no âmbito da Fifth Conference of European Environmental Advisory Bodies, por convite do VROM-raad holandês.
149- "Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire: Valorização e Programa de Intervenção", 30 de Outubro de 1997. Comunicação apresentada na Pedreira do Galinha, e Ourém, integrada na Conferência Geomonumentos, Conservação da Natureza e Desenvolvimento Regional, promovida pelo Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.
150- "O Ambiente e a Tarefa da Paz na Viragem do Milénio", 6 de Novembro de 1997. Conferência proferida em Leiria por convite do Rotary Club de Leiria.
151-"Sensibilidade, Cidadania e Responsabilização. Um Comentário Crítico", 29 de Janeiro de 1998. Intervenção proferida na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, por convite da OBSERVA, no âmbito da apresentação pública do Inquérito Nacional sobre Os Portugueses e o Ambiente.
152-"As Grandes Questões do Ambiente: Contributo para um Enquadramento Crítico", 30 de Janeiro de 1998. Lição proferida no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, no âmbito da Pós --Graduação em Direito do Ambiente, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Estudos Judiciários.
153-"Ambiente, Qualidade de Vida e Participação", 13 de Março de 1998. Conferência proferida no Instituto Superior Politécnico Portucalense, em Barcelos, por convite do Centro de Estudos Autárquicos.
154-"NGOs as Small Actors in International Environmental Policy. A Portuguese-Swiss Case Study", 20 de Março de 1998. Comunicação apresentada em Minneapolis, Minnesota, EUA, no âmbito da International Studies Association Annual Meeting. Essa deslocação foi possível devido ao amável financiamento da FLAD.
155-"Regionalização e Recursos Hídricos", 24 de Março de 1998. Comunicação apresentada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito do 4º Congresso da Água, por convite da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.
156--"Política da Água em Portugal. Uma Perspectiva Comparativa entre o Rio e Amsterdão", 31 de Março de 1998. Conferência apresentada no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, no âmbito do Seminário Internacional O Desafio das Águas. Segurança Internacional e Desenvolvimento Duradouro, por convite da organização.
157-"O Futuro Frágil", 5 de Maio de 1998. Intervenção na sessão pública do livro com o mesmo título, proferida na Livraria FNAC, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, por convite das Publicações Europa-América.
158-"O Equilíbrio Ambiental em Questão: Horizontes da Consciência Ecológica e da Política de Ambiente", 6 de Maio de 1998. Conferência proferida na Exponor, Porto, no âmbito do Encontro de Educação-- Geografia, por convite da Porto Editora.
159- "O Estuário do Sado: Um Olhar sobre o Passado e o Presente", 8 de Maio de 1998. Intervenção apresentada na Escola Superior de Educação de Setúbal, no âmbito do Colóquio Encontro com o Sado, por convite da Comissão Organizadora.
160-"The Challenges of Sustainability", 15 de Maio de 1998. Conferência apresentada no Palais Eschenbach, em Viena, Áustria, no âmbito do Colóquio The Austrian Presidency of the European Union, por convite do Austrian Institute for International Affairs e do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
161-"O Equilíbrio Ambiental em Questão: Horizontes da Consciência Ecológica e da Política de Ambiente", 19 de Maio de 1998. Conferência proferida na FIL, Lisboa, no âmbito do Encontro de Educação-- Geografia, por convite da Porto Editora.
162-"Crise do Ambiente e Globalização", 26 de Maio de 1998. Conferência proferida na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no âmbito do Ciclo de Conferências Do Saber dos Oceanos ao Oceano dos Saberes, por convite da sua comissão organizadora.
163-"O Desenvolvimento Sustentável. Contributo para a Clarificação de um Conceito Estratégico", 26 de Maio de 1998. Conferência proferida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no âmbito do Ciclo de Debates: Os Engenheiros e a Sociedade, promovido pela referida Faculdade.
164-"Política de Ambiente: Balanço e Perspectivas", 29 de Maio de 1998. Conferência proferida no Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora, por convite do Departamento de Biologia e do Mestrado em Gestão de Recursos Biológicos.
165-"Ambiente e Consumo: da Colisão inevitável à Cooperação indispensável", 5 de Junho de 1998. Lição proferida no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, no âmbito da Pós-Graduação em Direito do Ambiente, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Estudos Judiciários.
166-"A Crise Ambiental: Factos e Desafios", 17 de Junho de 1998. Conferência apresentada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, no âmbito das I Jornadas do Pensamento Contemporâneo: No Virar do Milénio, Factos e Desafios.
167- "O Futuro Frágil", 25 de Junho de 1998. Conferência de lançamento do livro com o mesmo título, na Cooperativa Livreira do Porto, por convite da sua direcção.
168-"Desenvolvimento Sustentável e Lusofonia", 26 de Junho de 1998. Comunicação apresentada no I Congresso de Ambiente e Lusofonia, no Parque Biológico de Gaia, por convite da QUERCUS.
169-"Com o Ambiente nas Mãos", 2 de Julho de 1998. Conferência proferida na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito do ciclo cultural Encontros na Biblioteca, por convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
170-"Política Internacional de Ambiente e Construção de Regimes Internacionais", 9 de Julho de 1998. Conferência proferida no Convento da Arrábida, no âmbito do Curso de Direito de Ambiente, por convite dos Cursos da Arrábida-Universidade de Verão.
171-"The Sado River Estuary Sustainable Development Project", 20 de Julho de 1998. Conferência apresentada no âmbito da reunião subordinada ao tema Harbours and Environment, por convite da Embaixada dos EUA em Lisboa.
172-" Policy Integration Perspectives in Portugal and in the European Union", 18 de Setembro de 1998. Comunicação apresentada em Tuusula, na Finlândia, no âmbito da Sixth Conference of European Environmental Advisory Councils-Helsinki-17-19 September 1998, por convite do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
173-"A Caminho da Sustentabilidade? Tendências, Incertezas e Tarefas de uma Mudança de Paradigma Global", 24 de Setembro de 1998. Conferência proferida na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito do I Fórum de Relações Internacionais, por convite do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Relações Internacionais.
174-"Introdução aos Problemas do Ambiente e do Desenvolvimento", 12 de Outubro de 1998. Lição proferida no Centro Turístico e Hoteleiro do Estoril, destinada a quadros provenientes da administração pública da países africanos de expressão portuguesa, no âmbito do Curso Instrumentos Jurídicos em Ambiente, por convite do Instituto de Promoção Ambiental.
175-"O Futuro Frágil. Os Desafios da Crise Global do Ambiente", 12 de Outubro de 1998. Lição proferida na Universidade Católica de Lisboa, por convite da coordenação do Seminário de Introdução ao Direito do Ambiente.
176-"Avaliação da Sustentabilidade e Decisão Política: A Aliança Crucial", 13 de Outubro de 1998. Conferência proferida no Instituto Superior Técnico de Lisboa, no âmbito do Seminário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas e Políticas para o Desenvolvimento Regional, por convite da comissão organizadora.
177-"Ambientalismo e Política em Portugal: um Arco-Íris Débil", 23 de Outubro de 1998. Comunicação apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito da Colóquio de dois dias subordinado ao tema Natureza e Ambiente: Representações na Cultura Portuguesa, promovido pelo Projecto Cultura, Natureza e Ambiente, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
178-"Comentário aos contos de Sofia de Mello Breyner e Teresa Rita Lopes", 4 de Novembro de 1998. Intervenção no Palácio Fronteira, em Lisboa, no âmbito da iniciativa O Conto Contado III. Ciclo de Contos sobre o Ambiente, por convite da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
179-"Regionalização, Sustentabilidade e Cultura Política", 6 de Novembro de 1998. Comunicação apresentada no Auditório da Lagoa Branca, na Tapada da Ajuda, em Lisboa, no âmbito do 1º Congresso Nacional de Arquitectura Paisagista--A Construção e o Ordenamento da Paisagem, por convite da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.
180-"Associativismo ambiental em Portugal: Contributo para uma Visão Crítica", 14 de Novembro de 1998. Conferência apresentada na Sociedade Capricho Setubalense, no âmbito do Encontro Associativismo e Sociedade, por convite do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
181-"O Estado do Ambiente em Portugal", 14 de Dezembro de 1998. Conferência proferida em Lisboa, por convite do Centro de Formação de Jornalistas.
182-"Desenvolvimento Sustentável: Condições, Critérios e Limites", 15 de Janeiro de 1999. Conferência proferida na Fundação Engenheiro António de Almeida, no âmbito da iniciativa Ciclo de Colóquios, por convite da Delegação Norte da Universidade Aberta.
183-"Culture, Environment and the Challenge of Peace", 21 de Janeiro de 1999. Conferência proferida no Recreation and Cultural Center of the Hungarian Army-Stefánia Palace, em Budapeste, no âmbito da NATO Advanced Research Workshop sob o tema Responding to Environmental Conflicts: Implications for Theory and Practice, por convite da NATO e da organização alemã Ecologic.
184-"The Portuguese Environmental Movement: History, Evolution and Trends", 25 de Janeiro de 1999. Conferência proferida na FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), em Lisboa, no âmbito do Workshop Internacional sobre O Activismo Ambiental na Sociedade, por convite da Universidade Nova de Lisboa.
185-"Política de Ambiente, o Presente e o Futuro", 4 de Fevereiro de 1999. Intervenção efectuada no Hotel Metropolitan, em Lisboa, no âmbito da iniciativa Portugal 2000. Debates para uma Política de Esquerda, por convite do PCP.
186-"Consumo e Ambiente: Uma Reflexão nos 25 Anos da DECO", 12 de Fevereiro. Comunicação apresentada na Culturgest, em Lisboa, no âmbito do Seminário Internacional Direitos do Consumidor. Sua Defesa no I Quartel do Século XXI, por convite da DECO.
187-"Ambiente e Desenvolvimento. Uma Visão Crítica sobre o Caso Português", 12 de Março de 1999. Conferência proferida na Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, por convite do Clube de Ecologia «Barbusano», por ocasião da celebração do seu 10º Aniversário.
188-"O Estado do Ambiente em Portugal. Uma Perspectiva Crítica sobre a Política de Ambiente em Portugal", 15 de Março de 1999. Conferência proferida na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa no âmbito do Colóquio «Ambiente, Economia e Sociedade», por convite da entidade organizadora, o Conselho Económico e Social.
189-"Estado do Ambiente em Portugal- Problemas e Perspectivas", 10 de Abril de 1999. Conferência proferida no Auditório Municipal de Aveiro, por convite da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental).
190-"Ambiente e Cidadania", 1 de Junho de 1999. Conferência proferida no Palácio da Cultura, Cidade da Praia, Santiago- Cabo Verde, no âmbito dos 1os. Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde.
191-"Os Dilemas da Água: Recursos Hídricos e Desertificação", 1 de Junho de 1999. Conferência proferida no Palácio da Cultura, Cidade da Praia, Santiago- Cabo Verde, no âmbito dos 1os. Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde.
192-"Oceanos e Mares: Um Património Comum", 2 de Junho de 1999. Conferência proferida no Palácio da Cultura, Cidade da Praia, Santiago- Cabo Verde, no âmbito dos 1os. Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde.
193-"Crise do Ambiente e Sustentabilidade: Uma Grande Política para uma Humanidade Ameaçada", 7 de Julho de 1999. Conferência proferida no Museu Condes Castro Guimarães, no âmbito dos VI Cursos Internacionais de Verão de Cascais.
194-"O Desenvolvimento e Enquadramento das Políticas Ambientais na União Europeia", 12 de Julho de 1999. Conferência apresentada na Fundação Luso-Americana, em Lisboa, no âmbito do 2nd Summer Institute on Global Environmental Issues, promovido pela FLAD, pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pela Euronatura.
195-"Características e Enquadramento da Política Ambiental nos Estados Unidos da América", 13 de Julho de 1999. Conferência apresentada na Fundação Luso-Americana, em Lisboa, no âmbito do 2nd Summer Institute on Global Environmental Issues, promovido pela FLAD, pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pela Euronatura.
196-"Public Authorities and NGO: Antagonism and Synergy in Environmental Information and Communication", 10 de Setembro de 1999. Comunicação apresentada na sede do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB), no início do 5th Annual Meeting of the Green Spider Network, que reuniu em Lisboa trinta responsáveis de ministérios do ambiente de vinte países europeus.
197-"How Can Central Administrations and the European Union strengthen Cooperation with NGO in the Future?", 10 de Setembro de 1999. Comunicação apresentada na sede do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB), no «2º Workshop» do 5th Annual Meeting of the Green Spider Network, que reuniu em Lisboa trinta responsáveis de ministérios do ambiente de vinte países europeus
198-"Desenvolvimento Sustentável: «Slogan» ou Objectivo Realizável?", 24 de Setembro de 1999. Comunicação apresentada no Auditório da Associação de Comerciantes de Setúbal, no âmbito do Colóquio Por um Distrito com mais Futuro. Problemas do Ambiente e do Desenvolvimento no Distrito de Setúbal, por convite do Partido Socialista.
199-"Princípios e Métodos para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental", 1 de Outubro de 1999. Comunicação apresentada na Sociedade Amor da Pátria, Horta, ilha do Faial, no âmbito do 10º Encontro Nacional de Educação Ambiental e 2º Encontro Regional, por convite da Direcção Regional do Ambiente dos Açores e do Instituto de Promoção Ambiental.
200-"Competitividade Empresarial & Sustentabilidade Ambiental", 23 de Outubro de 1999. Intervenção de introdução à conferência com o mesmo título realizada, no Instituto Politécnico de Setúbal, por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal e que contou como oradores as seguintes personalidades: Belmiro de Azevedo, Francisco Ferreira e Augusto Mateus.
201-"Introdução aos Problemas Globais do Ambiente", 13 de Outubro de 1999. Lição proferida na Universidade Católica de Lisboa, por convite da coordenação do Seminário de Introdução ao Direito do Ambiente.
202-"Sustainability as a Common European Union Strategy Policy. Roots, Problems and Perspectives", 5 de Novembro de 1999. Conferência proferida em Helsínquia, no âmbito da Conferência sobre Sustainability 21. Transforming Markets, por convite do European Consultative Forum on the Environment and Sustainable Development e da Finnish Commission on Sustainable Development.
203-Crise do Ambiente: Problemas, Políticas e Valores", 25 de Novembro de 1999. Conferência proferida na antiga FIL, em Lisboa, no âmbito da Conferência Qualidade e Ambiente, por convite da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
204-"Sustentabilidade Ambiental e Convergência Económica e Social na União Europeia: Colisão ou Harmonia?", 27 de Novembro de 1999. Conferência proferida na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, no âmbito do Congresso Internacional: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável às portas do Terceiro Milénio.
205-"Uma Cidade para o Século XXI. Desenvolvimento Sustentável no Contexto Municipal", 28 de Fevereiro de 2000. Intervenção de conclusão apresentada à conferência com o mesmo título realizada, no Instituto Politécnico de Setúbal, por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal e que contou como oradores as seguintes personalidades: Carlos Vieira de Faria, Gonçalo Ribeiro Telles e Jorge Gaspar.
206-"Ecologia e Desenvolvimento", 30 de Maio de 2000. Conferência proferida na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, por convite da sua Direcção.
207-"A Globalização das Questões Ambientais", 11 de Junho de 2000. Comunicação apresentada no Anfiteatro C da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, por convite da organização do 3º Encontro Regional de Educação Ambiental da Região Autónoma dos Açores.
208-"Ambiente, Cidadania, Ideologia", 12 de Junho de 2000. Conferência proferida no Auditório do Hotel Gaivota, em Ponta Delgada, por convite do Núcleo de S. Miguel da Quercus.
209-"Política Global de Ambiente no Dealbar do Século XXI", 30 de Junho de 2000. Conferência proferida na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal , no âmbito do ciclo Conferências do Museu, por convite da respectiva edilidade.
210-"The European Union and the United States: Converging or Diverging on Environmental Issues?", 24 de Julho de 2000. Conferência apresentada no Auditório da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento no âmbito do terceiro Summer Institute on Global Environmental Issues.
211-"The Role of Young People in the Sustainable Development Process", 14 de Setembro de 2000. Conferência proferida no Museu da República Arlindo Vicente, na cidade de Aveiro, por convite da Câmara Municipal dessa cidade, no âmbito da abertura do Encontro de Jovens das Cidades Irmãs e Amigas de Aveiro.
212."The Role of NGOs between Government and Public", 22 de Setembro de 2000. Conferência proferida no Holmenkollen Park Hotel, em Oslo, na abertura da First European Conference on Voluntary Organisations in the Field of Cultural Heritage, por convite do Ministério Norueguês do Ambiente.
213. "Globalização e Ambiente na Mudança de Milénio.", 24 de Outubro de 2000. Conferência apresentada na Cidade do Mindelo, Ilha de S. Vicente, República de Cabo Verde, no âmbito do Colóquio Pontes para O Futuro (Ambiente, Cultura e Desenvolvimento), por convite da organização dos 2os. Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde.
214. "O Ambiente num Horizonte da Sustentabilidade: O Caso da Península de Setúbal", 11 de Novembro de 2000. Comunicação apresentada no âmbito da Semana Social da Diocese de Setúbal sob o tema Jubileu. Tempo para a Justiça e a Solidariedade na Península de Setúbal, por convite da Cáritas Diocesana e da Comissão Justiça e Paz.
215. "Greening Sustainable Development", 23 de Fevereiro de 2001. Presidência da sessão de trabalho da tarde, realizada no edifício do Conselho de Ministros do Governo Sueco, no âmbito da conferência de apresentação de um documento sobre estratégia europeia para a sustentabilidade apresentado pela rede European Environmental Advisory Councils, e organizada pelo Swedish Environmental Advisory Council.
216-"As Questões Ambientais: Poderá o Futuro ter Futuro?", 18 de Junho de 2001. Conferência proferida no Auditório do Pavilhão Municipal a convite da Câmara Municipal de Coruche.
217-"Introdução aos Problemas do Ambiente", 21 de Junho de 2001. Lição apresentada na Escola 2 e 3 de Bocage, em Setúbal, por convite do corpo docente.
218-“Modelos de Organização Institucional e Participação Pública: Um Balanço”, 12 de Outubro de 2001. Intervenção no final do Painel D, por convite da Comissão Organizadora do I Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa. Problemas Actuais e Perspectivas Futuras, que decorreu no Hotel Açores Atlântico, em Ponta Delgada.
219-“O Associativismo Ambiental em Portugal: Potencialidades e Limites”, 26 de Outubro de 2001. Comunicação apresentada no ISCTE, Lisboa, no âmbito do Colóquio Internacional Novas Formas de Mobilização Popular, por convite da comissão oreganizadora.
220-“Five Topics on Sustainability Indicators”, 16 de Novembro de 2001. Comunicação síntese de um painel de trabalho, apresentada na Câmara Municipal de Ghent, Bélgica, no âmbito da 9th Annual Conference – Indicators and Sustainability, promovida pela rede dos European Environmental Advisory Bodies (EEAC).
221-“Significado e Tarefas Actuais da Conservação da Natureza”, 11 de Janeiro de 2002. Conferência apresentada no Anfiteatro C da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, no âmbito da abertura do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza da Universidade dos Açores, por convite da comissão organizadora.
222- “Desafios Sociais e Novas Exigências de Representatividade dos Consumidores na União Europeia”, 15 de Fevereiro de 2002. Intervenção apresentada no Hotel Lisboa Plaza, no âmbito da Conferência Internacional Um Novo Desafio para a Europa na Era da Globalização: O Consumo Responsável, por convite da Comissão Organizadora.
223-“Public Awareness, Participation in Decisionmaking and Institutional Framework after the Aahrhus Convention”, 8 de Março de 2002. Comunicação proferida em Lisboa no âmbito do Workshop internacional promovido pelo Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), subordinado ao tema: The European Union Strategy on Integrated Management of Coastal Zones.
224-“Portugal: Perspectivas para a Política de Ambiente no Dealbar do Século XXI”. 10 de Maio de 2002, Conferência proferida no Anfiteatro A1 na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, por convite da direcção do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza..
225- “Ambiente uma Questão Global”, 18 de Maio de 2002. Conferência de abertura das I Jornadas de Ambiente de Tabuaço, organizada pela Câmara Municipal de Tabuaço no Auditório de Promoção Social.
226-“Desafios e Oportunidades do Desenvolvimento Sustentável”, 27 de Maio de 2002. Conferência proferida, por convite dos III Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde, no Auditório da Câmara Municipal do Sal (Ilha do Sal, República de Cabo Verde).
227-“Desafios e Oportunidades do Desenvolvimento Sustentável”, 28 de Maio de 2002. Conferência proferida, por convite dos III Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde, no Arquivo Histórico Nacional, na Cidade da Praia (Ilha de Santiago, República de Cabo Verde).
228-“Do Rio a Joanesburgo: o Balanço de uma Década”, 3 de Julho de 2002. Comunicação apresentada na «Sessão Especial do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre a Preparação da Cimeira de Joanesburgo/Rio+10», que se realizou no Auditório da casa do Ambiente e do Cidadão, em Lisboa.
229-“No Regresso de Joanesburgo”, 24 de Setembro de 2002. Conferência proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, por convite da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA).
230- “Urbanismo e Desenvolvimento Sustentável”, 4 de Outubro de 2002. Conferência proferida em Sesimbra, no âmbito de um debate com Gonçalo Ribeiro Teles, organizado pelo Jornal de Sesimbra.
231-“The Performance of the World Summit on Sustainable Development (WSSD-2002): a Comparative Approach”, 17 de Outubro de 2002. Conferência apresentada no Castelo de Kilkenny, Irlanda, no âmbito da 10th Annual Conference of the European Environmental Advisory Councils Network.
232-“Desenvolvimento Sustentável: Estratégias e Experiências nos Planos Local e Regional”, 8 de Novembro de 2002. Conferência proferida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, por convite da LIPOR, no âmbito do Ciclo de Conferências Os Desafios do Século XXI.
233-“Perspectivas Sobre a Política de Ambiente em Portugal.”. 11 de Novembro de 2002. Conferência/Debate, com o Secretário de Estado do Ambiente, Dr. José Eduardo Martins, realizado no restaurante Martinho da Arcada, em Lisboa, por convite do movimento cívico, Missão Portugal.
234-“Ambiente e Cultura no Século XX Português: em Homenagem ao Dr. José de Almeida Fernandes”, 16 de Novembro de 2002. Conferência proferida no Auditório do Centro Cultural de Arronches, por convite do Festival do Ambiente 2002. 5ºs Encontros de Imagem e Som do Norte Alentejano.
235-“Desenvolvimento Sustentável à Escala Local”, 12 de Dezembro de 2002. Comunicação apresentada à Cimeira das Cidades. O Caminho da Sustentabilidade, realizada no Forum Lisboa, por iniciativa da revista Forum Ambiente e da Brisa.
236-“A Sociedade do Desperdício”, 13 de Janeiro de 2003. Comunicação apresentada na Estação da Meia Serra, na Madeira, no âmbito da Campanha de Sensibilização para a Unidade de Valorização dos Resíduos Sólidos, por convite da Secretaria Regional do Ambiente.
237-“O Papel das ONG na Questão Ambiental”, 24 de Fevereiro de 2003. Conferência proferida no ISCTE por convite do Mestrado em Gestão de Sistemas Ambientais.
238-“O Estado do Mundo e as Tarefas do Desenvolvimento Sustentável”, 14 de Março de 2003. Conferência proferida na Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, Açores, por convite dos 10ªs. Encontros Filosóficos: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
239-“Políticas de Ambiente: Passado, Presente e Futuro”, 29 de Março de 2003. Conferência proferida em Fátima, na Estalagem D. Gonçalo, no âmbito das XIII Jornadas do Ambiente da Quercus, subordinadas ao tema Desenvolvimento Sustentável: Desafios para o Pós Joanesburgo.
240-“O Futuro da Cidade: As Questões do Ambiente Urbano”, 29 de Maio de 2003. Intervenção apresentada em Lisboa, por convite do Centro Nacional de Cultura, no âmbito de um painel integrado pelos arquitectos Helena Roseta e Nuno Teotónio Pereira.
241-“O Ambiente e o Nosso Futuro Comum”, 4 de Junho de 2003. Intervenção junto de uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Básico, realizada por convite do Externato Diocesano Sebastião da Gama em Setúbal.
242-“A Gestão da Água no Quadro da Política Internacional de Ambiente”, 5 de Junho de 2003. Conferência proferida no Instituto do Ambiente, em Alfragide, no âmbito do Colóquio Os Desafios e Oportunidades da Água no Século XXI, por convite do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS).
243-“O que é a Educação Ambiental?”, 5 de Junho de 2003. Apresentação da obra Educação Ambiental em Portugal, da autoria de Francisco Teixeira, em iniciativa realizada na Sala 5 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, por convite do autor e da Liga para a Protecção da Natureza.
244-“Cidadania Activa e Democracia Participativa”, 29 de Setembro de 2003. Abertura, moderação e apresentação de conclusões do painel com o mesmo título que se realizou na sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Conferência promovida pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), subordinada ao tema Participação Pública e Desenvolvimento Sustentável, que contou com o alto patrocínio do Senhor Presidente da República.
245--“The Portuguese Council on Environment and Sustainable Development. Main Activities in 2002-2003”, 9 de Outubro de 2003. Comunicação apresentada ao 11º Sessão Plenária Anual da rede de European Environmental Advisory Councils, que decorreu em 9 de Outubro de 2003 na Villa la Fonte, em Florença, Itália
246-“The Environment and Sustainable Development in the Proposed Constitutional Treaty”, 10 de Outubro de 2003. Comunicação apresentada ao 11º Congresso Anual da rede de European Environmental Advisory Councils, que decorreu em 10 e 11 de Outubro de 2003 na Villa la Fonte, em Florença, Itália.
247- “How to Change Consumption Patters after the WSSD?”, 14 de Outubro de 2003. Conferência proferida no Centro Cultural de Lisboa, em Belém, por convite da 17ª Conferência Mundial da Consumers International.
248-“Regional Development and Sustainability in Portugal: a Work in Progress”, 24 de Outubro de 2003. Apresentação do relatório de progresso sobre o contributo português para o estudo pan-europeu, REGIONET. A apresentação teve lugar no Staszica Palace, em Varsóvia, no âmbito do Regionet-Fifth Internal Meeting.
249-“Cultura e Ecologia”, 4 de Novembro de 2003. Entrevista conduzida por Anabela Mota Ribeiro no Auditório da Fundação de Serralves, no Porto, no âmbito da iniciativa Nós, A Cultura e Eu.
250-“Teorias da Sustentabilidade e a questão do Plano de Implementação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (PIENDS)”. 3 de Dezembro de 2003. Intervenção de abertura no Painel sobre o PIENDS, realizada no Auditório do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (MCOTA), por convite do referido Ministério.
251-“O Estado e o Ordenamento do Território em Portugal”, 9 de Dezembro de 2003. Comunicação apresentada no Colóquio Território e Ordenamento Sustentável, realizado no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, por convite de António Guterres.
252-“Um Livro para a História do Ambiente em Portugal”, 10 de Dezembro de 2003. Comunicação proferida na cerimónia de lançamento da obra de Luísa Schmidt, Ambiente no Ecrã, realizada no Auditório do Instituto de Ciências Sociais , em Lisboa.
253-“Strategic Issues for Sustainable Development in Europe”, 18 de Abril de 2004. Apresentação, no Hotel Actons, em Kinsale, Irlanda das conclusões do Grupo de Trabalho A na sessão plenária e final da Conferência promovida pela Presidência Irlandesa da União Europeia subordinada ao título Challenges and Opportunities for Sustainable Development in EU 25.
254-“Combater a Desertificação”, 16 de Junho de 2004. Apresentação da obra coordenada por Victor Louro, Desertificação: Sinais, Dinâmicas e Sociedade (Lisboa, Piaget), realizada no Auditório do CIUL- Centro de Informação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, no Picoas Plaza.
255-“O Desenvolvimento Sustentável na Europa e em Portugal”, 23 de Junho de 2004. Conferência proferida no decurso da Semana do Ambiente, no Campo Militar de Santa Margarida, por convite do seu Comando.
256-“Uma Experiência Única”, 4 de Julho de 2004. Comunicação apresentada no Monumento Natural da Pedreira do Galinha, em Ourém, numa iniciativa organizada para comemorar o 10º aniversário da descoberta das pegadas de dinossáurios.
257-“As Grandes Linhas da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável”, 22 de Julho de 2004. Comunicação apresentada à reunião plenária do Conselho Nacional do Desenvolvimento Sustentável, na Casa do Cidadão, em Lisboa.
258-“A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável: Que Papel para os Níveis Regional e Local?”, 28 de Setembro de 2004. Conferência de encerramento do Seminário de Esclarecimento sobre Apresentação de Candidaturas 2004 no Norte de Portugal, por convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que se realizou na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.
259- “Desenvolvimento Sustentável na Europa: Desafios e Oportunidades para a Universidade Portuguesa”, 29 de Outubro de 2004. Conferência proferida no Anfiteatro I do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, na sessão de Abertura do Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, por convite do Magnífico Reitor da Universidade dos Açores.
260-“Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na União Europeia”, 4 de Novembro de 2004. Comunicação e coordenação do Painel com o mesmo título no âmbito do Forum Viver a Europa, promovido pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) no Centro de Congressos de Lisboa.
261-“Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável: Problemas e Perspectivas”, 11 de Novembro de 2004. Comunicação apresentada na Sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do 1º Congresso da Democracia Portuguesa, promovido pela Associação 25 de Abril.
262- “Repensando a tomada de decisão: Representatividade, Perpetuidade, Transparência, Governança, Formação e Informação”, 25 de Janeiro de 2005. Moderação de Painel no âmbito da Conferência Internacional Agenda 21 Local. Municipalismo e Sustentabilidade, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
263-“Apresentação da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS), 1 de Março de 2005. Comunicação apresentada na sede do Instituto Nacional de Administração (INA), em Oeiras, no âmbito do seminário Desenvolvimento Sustentável – Desafios do Sector Público, por convite da organização da iniciativa.
264-“O Mar e o Ambiente. Riscos e Oportunidades para Portugal”, 9 de Março de 2005. Conferência proferida no Pequeno Auditório da Culturgest por convite do Clube de Reflexão XXI.
265-”Condições Políticas para o Êxito da Estratégia Nacional para os Oceanos”, 21 de Abril de 2005. Intervenção realizada no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, no âmbito da “Sessão de Informação e Esclarecimento que pretende contribuir para Sensibilizar a Sociedade Civil para as Principais Conclusões da Comissão Estratégica dos Oceanos”, por convite do Prof. Dr. Mário Ruivo.
266-“Sustainable Development and the European Crisis”, 6 de Junho de 2005. Comunicação apresentada em três momentos no decurso do Workshop realizado no Kloster Eberbach, no Estado de Hesse, na Alemanha Federal, no âmbito de uma iniciativa do European Environmental and Sustainable Development Councils (EEAC), que reuniu 25 personalidades de 13 países da União Europeia.
267-“Crise do Ambiente e Riscos Globais”, 16 de Junho de 2005. Conferência proferida na Escola Prática da Guarda Nacional Republicana, em Queluz, no âmbito do ciclo de conferências subordinado ao tema «Novos Riscos, Novas Ameaças, que Respostas?».
268-“A Crise Global do Ambiente: Balanço e Perspectivas”, 17 de Junho de 2005. Conferência de Encerramento proferida na Sala Ribatejo do Hotel Corinthia, em Santarém, no âmbito do Seminário sobre Direito do Ambiente, promovido pelo centro de Estudos Judiciários em Colaboração com a Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados.
269-“Beyond Lisbon, Beyond Fossils Fuels”, 10 de Setembro de 2005. Comunicação apresentada no Hotel Heythrop Park, no âmbito do 13th EEAC Annual Conference: Climate Change and Biodiversity. Meeting the Challenge, que se realizou em Oxfordshire, Inglaterra,
270-“Políticas Públicas e Responsabilidade Social”12 de Outubro de 2005. Comunicação apresentada na antiga Feira das Indústrias de Lisboa, numa iniciativa promovida pela Associação Industrial Portuguesa (AIP).